segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Jornalistas progressistas criam teoria da conspiração pondo em dúvida a autoria de Bento XVI sobre livro contra o fim do celibato

 
Neste domingo (12), o jornal francês Le Figaro publicou uma série de trechos do novo livro de autoria do Papa Emérito Bento XVI juntamente com o Cardeal Sarah, prefeito do dicastério de liturgia do Vaticano, a obra Des profondeurs de nos cœurs (“Das profundezas de nossos corações”, em português) abordará a atual “crise na Igreja”, fazendo uma defesa do sacerdócio católico e do celibato sacerdotal.

As acusações (de que a autoria não seria de Bento XVI) não passam de mera teoria da conspiração. O próprio site oficial do Vaticano já confirmou que é de autoria do Papa Emérito Bento XVI.

Um dos jornais mais vendidos da Espanha, ABC, publicou ainda a pouco uma notícia onde o jornalista Juan Vicente Boo sustenta a teoria da conspiração que nega que o livro seja de autoria de Bento XVI. Na manchete está o seguinte: ”Bento XVI nunca viu ou aprovou o livro que o cardeal Sarah apresenta como de ambos”. Ele também afirma que o livro ”é um ataque contra Francisco disfarçado de defesa do celibato”. O jornalista acusa o grandioso Cardeal Sarah com as seguintes palavras: "Tudo parece indicar uma séria manipulação de Bento XVI pelo cardeal guineense, prefeito da Liturgia e um dos principais oponentes visíveis a Francisco”. Juan Vicente também afirma:

    O que aconteceu é que, há alguns meses, Bento XVI trabalhou em um texto sobre o sacerdócio e o cardeal Sarah pediu que ele o visse. O papa emérito o deixou sabendo que o prefeito da Liturgia estava escrevendo um livro sobre o sacerdócio e, provavelmente, pensando que ele o usaria apenas como pano de fundo.

    A partir daí, tudo é obra do cardeal guineense e de seu publicitário, Nicolas Diat, junto às editoras Fayard da França, Ignatius Press dos Estados Unidos e Cantagalli da Itália.


Um correspondente do jornal britânico The Tablet, Christopher Lamb (que também é contribuinte do jornal BBC), também afirmou em seu Twitter que ”Relate que Bento XVI nunca viu ou aprovou o livro sobre celibato que ele está sendo apresentado como co-autor de…” ”Bento, segundo uma fonte próxima a ele, simplesmente deu ao cardeal Sarah um ensaio sobre o sacerdócio no qual ele estava trabalhando …”


Gerard O’Connell, correspondente do Vaticano para a revista America também afirmou em seu Twitter que o livro não é da autoria do Papa Emérito. A jornalista Eva Fernández (correspondente do Vaticano da COPE Radio, uma estação de rádio pertencente à conferência dos bispos espanhóis) também sustentou a tese conspiratória:

 
Massimo Faggioli, ”teólogo” e ”historiador”, conhecido por defender teses anti-tradicionalistas, comemorou e compartilhou em seu Twitter os questionamentos de autenticidade do livro que contraria o fim do celibato. Antes, Faggioli argumentou que Bento XVI estaria ”reduzindo a liberdade do único Papa” e opinou que ele não deveria sair do silêncio.

Ao que tudo indica, o livro é sim de autoria do Papa Bento XVI.

O padre Joseph Fessio, SJ, editor-chefe da Ignatius Press, refutou esta teoria da conspiração maluca em resposta à jornalista “Se o cardeal Sarah está dizendo à [Ignatius Press] que os capítulos do papa Bento são do papa Bento 16, aceitamos sua palavra”, disse Fessio, acrescentando que a editora defende sua atribuição do livro a Sarah e a Bento.

O próprio Vaticano, em seu site oficial, já confirmou a autoria do livro ao Papa Emérito Bento XVI. Andrea Tornielli escreveu o artigo onde confirmava a autoria.

Por fim, o próprio Cardeal Sarah publicou no Twitter confirmando a coautoria do Papa Emérito Bento XVI contra as difamações que estes teóricos da conspiração sustentaram:

 
    Ataques parecem implicar uma mentira da minha parte. Essas difamações são de gravidade excepcional. Dou esta noite as primeiras provas da minha estreita colaboração com Bento XVI para escrever este texto em favor do celibato. Falarei amanhã, se necessário.
________________________
Salve Roma

Nenhum comentário:

Postar um comentário