segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Em novo livro escrito com Bento XVI, Cardeal Sarah descarta ordenar diaconisas afirmando que João Paulo II já definiu a questão


Um novo livro, em co-autoria do Papa emérito Bento XVI e do cardeal Robert Sarah – o prefeito da Congregação do Culto Divino – descartou a possibilidade de a Igreja criar diáconos femininos, assunto que surgiu no Sínodo Amazônico concluído em outubro.
 
Em 12 de janeiro, estourou a história de que o papa emérito Bento XVI e o cardeal Sarah estavam publicando um livro, em diferentes idiomas, em defesa do celibato sacerdotal. A edição em inglês, intitulada From the Depths of Our Hearts , será publicada pela Ignatius Press. LifeSiteNews recebeu uma cópia de revisão.

Neste livro, o cardeal Sarah deixa claro que o diaconato feminino foi descartado pela Igreja Católica. A “possibilidade de as mulheres serem ordenadas sacerdotes ou diáconos”, afirma Sarah, “foi resolvida definitivamente por São João Paulo II na Carta Apostólica Ordinatio sacerdotalis de 22 de maio de 1994”.

O Papa Bento XVI e o Cardeal Sarah afirmam explicitamente que este livro – que contém um ensaio individual do Papa Bento XVI e do Cardeal Sarah – foi escrito após muitas trocas pessoais e escritas entre os dois e enfatizam a “semelhança de nossas preocupações e a convergência de nossas conclusões. ”Portanto, a conclusão do cardeal Sarah sobre o diaconado feminino provavelmente reflete a posição do próprio papa Bento sobre o assunto.

Em um capítulo intitulado “O Sacramento das Ordens Sagradas e o lugar das mulheres”, o Cardeal Sarah afirma que “o enfraquecimento do celibato abala o edifício eclesial como um todo. De fato, debates sobre o celibato naturalmente suscitam questões sobre a possibilidade de mulheres serem ordenadas como sacerdotes ou diáconos. ”Depois de dizer que isso foi descartado pelo Papa João Paulo II em 1994, ele continua citando João Paulo II sobre isso. matéria: “a Igreja não tem autoridade alguma para conferir a ordenação sacerdotal às mulheres, e que esse julgamento deve ser mantido definitivamente por todos os fiéis da Igreja”.

Comentários Cardeal Sarah: “Contestar isso revela uma ignorância da verdadeira natureza da Igreja”. Ele continua explicando o plano de Deus de “complementaridade entre homem e mulher” e comparando-o com a “relação conjugal entre Jesus e sua noiva, a Igreja. ”

“Promover a ordenação de mulheres”, continua o cardeal africano, “equivale a negar sua identidade e o lugar de cada sexo”.

O cardeal Sarah escreve que uma mulher tem a disposição de “receber amor”, e a Igreja, da mesma forma, está recebendo o “amor virginal de Jesus”. “Ouso dizer”, continua Sarah, “que a Igreja é fundamentalmente feminina; ela não pode prescindir das mulheres. ”Ele também estabelece um vínculo direto com Maria, a Mãe Santíssima, com suas“ disposições de escutar, acolhimento, humildade, fidelidade, louvor e espera. ”As mulheres, imitando essas características, podem recordar“ essas disposições a todos os batizados ”, diz o prelado.

O papel do governo da Igreja, no entanto, é confiado aos homens. O cardeal Sarah chama isso de “um serviço amoroso do noivo para a noiva”. “Portanto”, ele explica, “só pode ser realizado por homens identificados com Cristo, o noivo e o servo, através do caráter sacramental do sacerdócio. Se o tornarmos objeto de rivalidade entre homens e mulheres, reduzimos a uma forma de poder político e mundano. ”

O cardeal Sarah menciona explicitamente a discussão sobre o diaconato feminino: “Atualmente, campanhas de mídia habilmente orquestradas estão pedindo o diaconato feminino. O que eles estão procurando? O que está oculto por trás dessas estranhas demandas políticas? A mentalidade mundana de “igualdade” está em ação. Eles estão provocando uma espécie de ciúme mútuo entre homens e mulheres, que só pode ser estéril.”

Colocando a discussão sobre o diaconado feminino em um contexto político, o cardeal Sarah deixa claro que essas demandas não estão saindo da Tradição da Igreja e do contexto do Evangelho, mas são estimuladas por idéias feministas. Tais idéias na Igreja, no entanto, podem para ele “apenas ser estéreis”.

Mostrando o importante papel das mulheres na história da Igreja, a prelada africana cita a forte advertência de Santa Catarina de Siena ao papa Gregório XI, a quem ela lembrou da necessidade de sofrer pela Igreja e de ter “um coração que é muito mais ousado e mais maneiro e não teme o que pode vir. “

“Que bispo, que papa se deixaria desafiar hoje com tanta veemência?”, Pergunta o cardeal Sarah e continua: “Hoje, vozes ansiosas por polêmicas descreveriam imediatamente Catarina de Siena como inimiga do papa ou como líder de seus oponentes. Os séculos anteriores tinham muito mais liberdade que a nossa: testemunharam mulheres ocupando um lugar carismático. O papel deles era firmemente lembrar toda a instituição sobre a necessidade de santidade. ”

Ao citar Santa Catarina de Siena, o cardeal Sarah nos lembra como as mulheres influenciaram e devem influenciar a Igreja Católica em prol da santidade, lembrando até os homens às vezes de seus próprios deveres. Ele também cita Saint Hildegard, que “criticou os bispos” e Saint Bridget, que “ofereceu recomendações”.

Voltando à questão da ordenação feminina, o cardeal curial insiste em que, também historicamente, as mulheres sempre foram excluídas do serviço no altar:

“A apreciação pelas qualidades específicas das mulheres não é alcançada por meio de ‘ministérios’ femininos que seriam apenas criações arbitrárias e artificiais sem futuro. Sabemos, por exemplo, que as mulheres que foram chamadas de ‘diaconisas’ não foram recebidas do Sacramento das Ordens Sagradas. Fontes antigas são unânimes em proibir as diaconisas de ter qualquer ministério no altar durante a liturgia. ”

Em vez disso, ele continua explicando, as diaconisas da época ajudariam, em certas regiões, com a “unção pré-batismal de todo o corpo das mulheres”, por causa da “modéstia”.

O cardeal Sarah coloca essa discussão sobre ordenação feminina no contexto do questionamento do celibato sacerdotal quando conclui que “questionar o celibato sacerdotal é decididamente uma fonte de confusão sobre o papel de todos na Igreja: homens, mulheres, esposas, sacerdote”.

O Papa Bento XVI e o cardeal Sarah, em seus comentários finais no final do livro, lembram-nos “Ai daquele que permanece em silêncio”. E eles nos chamam à resistência contra falsas intimidações quando afirmam: “É urgente e necessário para todos – bispos, padres e leigos – para deixar de se deixar intimidar pelos apelos mal direcionados, pelas produções teatrais, pelas mentiras diabólicas e pelos erros da moda que tentam derrubar o celibato sacerdotal ”.
________________________
Salve Roma

Nenhum comentário:

Postar um comentário