quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Cuidado com o ladrão, principalmente o da porta dos fundos!



Caro internauta, o tema desse nosso artigo é a porta, especialmente a dos fundos. Você já parou para contar quantas vezes você passa por uma porta todos os dias? Mesmo sem conhecer a sua rotina diária, posso afirmar que, se você ainda não passou por nenhuma porta no dia de hoje, certamente, passará por dezenas delas até o anoitecer. Até mesmo a Palavra de Deus nos exorta sobre elas. Existem portas muito largas e outras bem estreitas; existem as grandes e pequenas; porta da frente e porta dos fundos. Existem também portas feitas de aço e de madeira de lei, que são capazes de resistir por séculos à ação do tempo.

Aliás, as portas de madeira nobre, embora passem por intensas rajadas de ventos provocadas por temporais, que muitas vezes fazem-na colidir abruptamente contra o seu batente, permanecem intactas, ao longo dos séculos, com todas as suas características originais.

Existem, por outro lado, aquelas portas feitas com material, desculpe o termo, “sem vergonha”. Esse tipo de porta pode até ser bonita por fora, mas o seu interior é completamente oco. Na melhor das hipóteses, esse segundo tipo de porta serve apenas como refeição para carunchos que a consomem totalmente em brevíssimo tempo. Quando o caruncho não a devora, o sol e as chuvas tratam de fazê-lo. 

A qualidade da porta

Com relação aos tipos e a qualidade das portas, não sei se você concordará comigo, mas, na maioria das vezes, escolhemos a porta mais nobre para ser instalada na frente da nossa casa e deixamos a menos nobre para os fundos. Existe, nesse ponto, um grande risco, pois a porta dos fundos é sempre a porta mais ordinária.

Nesse contexto, encaixaria-se muito bem a citação de um magnífico trecho que se encontra na terceira parte do “Sermão do Mandato” composto pelo padre Antônio Vieira, um dos maiores expoentes do barroco brasileiro: “tudo cura o tempo, tudo faz esquecer, tudo gasta, tudo digere, tudo acaba”. Essa porta dos fundos é assim, um dia será digerida pelo tempo, porque é totalmente oca por dentro.

Uma realidade, porém, precisa ser explicitada, e quero que você preste muita atenção nas próximas palavras. O ladrão, o bandido, aquele que quer roubar o que você tem de mais precioso, não entra pela porta da frente; ele prefere, senão, a dos fundos. Bandidos descarados investem na porta dos fundos para assaltar o seu lar, a sua família e roubar aquilo que você levou muitos anos para adquirir.

Atenção!

Aquele que utiliza a porta dos fundos para entrar em sua casa não quer ser visto, não quer ser percebido. Os bandidos, portanto, não querendo ser notados, preferem a porta dos fundos. Tenha muita atenção! Para agravar ainda mais a situação, os piores bandidos não têm cara de bandido, e até vestem roupas da moda, são engraçados, possuem bom humor, porém, não se engane!, não passam de bandidos.

Quero concluir este artigo fazendo uma fraterna exortação. É momento de vigiarmos, reforçarmos as portas do nosso lar, fecharmos todas as brechas, não baixarmos as guardas nem nos deixarmos enganar. Cuidemos da porta dos fundos! Não permitamos que os bandidos se utilizem dela para assaltar nosso lar.
Deus abençoe você e até a próxima!


Gleidson Carvalho
____________________________
Aleteia/ Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário