segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Bento XVI anuncia novo livro sobre celibato e a crise na Igreja: “Eu não posso ficar em silêncio!”


O jornal francês Le Figaro publicou neste domingo uma série de trechos do novo livro do Papa emérito Bento XVI, incluindo uma forte defesa do papel do celibato na Igreja Católica. Escrito em conjunto com o cardeal conservador Robert Sarah, prefeito do dicastério de liturgia do Vaticano, a obra Des profondeurs de nos cœurs (“Das profundezas de nossos corações”, em português) abordará a atual “crise na Igreja”, fazendo uma defesa do sacerdócio católico e do celibato sacerdotal.

Bento 16, de acordo com os trechos, afirma que o sacerdócio e o celibato estão integralmente ligados. O ex-papa, de 92 anos, também afirma que, embora alguns padres se casassem no primeiro milênio do cristianismo ocidental, era esperado que aqueles com cônjuges observassem abstinência após a ordenação.

Sarah fala mais diretamente a Francisco, pedindo abertamente ao papa que não permita padres casados.

“Peço humildemente ao Papa Francisco que… vete qualquer enfraquecimento da lei do celibato sacerdotal, mesmo limitada a uma ou outra região”, escreve o cardeal.

Os 185 membros do Sínodo da Amazônia realizado de outubro consideraram a questão de padres casados supostamente sob a perspectiva das “necessidades pastorais” da região amazônica. Em seu documento final, os membros do Sínodo sugeriram, por uma votação de 128 a 41, que Francisco permitisse que os bispos da região ordenassem os diáconos atuais como padres, caso as circunstâncias o merecessem.

Em sua introdução conjunta ao livro, Bento XVI e o cardeal Sarah falam a uma só voz: “Como Agostinho, podemos dizer: ‘Não posso ficar em silêncio! Eu realmente sei como seria um silêncio, pernicioso para mim… É para Cristo que terei que prestar contas das ovelhas confiadas aos meus cuidados. Não consigo ficar quieto ou fingir ignorância.”

Defensores do Papa Francisco como Massimo Faggioli, historiador e teólogo da Universidade de Villanova, afirmaram que a decisão de Bento XVI de escrever sobre o assunto foi uma “violação grave” de sua promessa de silêncio. “Isso interfere com um processo sinodal que ainda está se desenrolando após o sínodo da Amazônia … e ameaça limitar a liberdade do único papa”, disse Faggioli.

Segue abaixo algumas das declarações do Papa Emérito Bento XVI e do cardeal Sarah no novo livro:

Papa Emérito Bento XVI:

“Da celebração diária da Eucaristia, que implica um estado permanente de serviço a Deus, surgiu espontaneamente a impossibilidade de um vínculo conjugal para o padre. Podemos dizer que a abstinência sexual que foi funcional se transformou em uma abstinência ontológica. ”

“Hoje em dia, é muito fácil afirmar que [a tradição do celibato sacerdotal] seria apenas a conseqüência de um desprezo pela corporalidade e sexualidade … Esse julgamento está errado.”

“Sem a renúncia a bens materiais, não pode haver sacerdócio. O chamado para seguir Jesus não é possível sem esse sinal de liberdade e de renúncia a todos os compromissos. Eu acredito que o celibato tem grande significado como um abandono de ter um domínio terrestre e o próprio círculo da vida familiar; o celibato se torna realmente essencial para que nossa abordagem em relação a Deus possa permanecer o fundamento de nossa vida e se expressar concretamente ”.

Cardeal Robert Sarah:

“O celibato sacerdotal corretamente entendido é uma libertação, embora às vezes seja uma provação. Permite ao sacerdote estabelecer-se em toda a coerência em sua identidade como esposo da Igreja. ”

“Como filho da África, não posso, em consciência, apoiar a ideia de que os povos que estão sendo evangelizados sejam privados desse encontro com um sacerdócio plenamente vivido. Os povos da Amazônia têm direito a uma experiência completa de Cristo, o Noivo. Não podemos oferecer a eles padres de ‘segunda classe’. Pelo contrário, quanto mais jovem é uma igreja, mais ela precisa se encontrar com o radicalismo do Evangelho. ”

“A ordenação de homens casados que eram diáconos permanentes antes não é uma exceção, mas uma lacuna, uma ferida na consistência do sacerdócio. Exceção seria um nome impróprio ou uma mentira.”

“É urgente e necessário que todos – bispos, padres e leigos – não se deixem impressionar pelos maus argumentos, teatro encenado, mentiras diabólicas e erros da moda que desejam desvalorizar o celibato sacerdotal.”

“É urgente e necessário que todos os bispos, sacerdotes e leigos redescobram uma perspectiva de fé na Igreja e no celibato sacerdotal que proteja seu mistério.”

“Essa perspectiva será o melhor baluarte contra o espírito de divisão e política, mas também contra o espírito de indiferença e relativismo.”

“A possibilidade de ordenar homens casados representaria uma catástrofe pastoral, uma confusão eclesiológica e um obscurecimento da compreensão do sacerdócio.”
________________________
Salve Roma

2 comentários: