terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Venezuela: Violência e falta de luz obrigam a adiantar Missa de Noite de Natal



Uma declaração de Dom Juan Carlos Bravo, Bispo de Acarigua-Araure, revelou que em muitas partes da Venezuela já não se celebra a Missa do Galo à noite por causa da violência que há nas ruas e os possíveis cortes de luz.

"A tradição (na Venezuela) é que a Missa de 24 de dezembro é quase sempre realizada antes das 17h porque depois é imprevisível, não sabemos se vai haver luz”, disse Dom Bravo em uma entrevista concedida à rede COPE, em 21 de dezembro.

Para saber se outras cidades do país estão passando por uma situação semelhante, ACI Prensa – agência em espanhol do Grupo ACI – conversou com o gerente de comunicações da Conferência Episcopal Venezuelana (CEV), Pe. Pedro Pablo Aguilar.

O sacerdote assegurou que a declaração de Dom Bravo "é verdade" e que "na maioria das dioceses, as celebrações são realizadas cedo, às 17h, porque não há certeza de que possa haver luz durante a noite".

“Há algumas que não, que mantêm (a Missa) às 19h. No entanto, é impossível fazer as celebrações da Missa do Galo às 23h ou meia-noite na Venezuela. Talvez em todo o país possa haver um caso no qual isso ainda possa ser feito, mas as condições mudaram muito em todo o país”, afirmou. 

Pe. Aguilar explicou que existem várias dificuldades que impedem a celebração da Missa do Galo tradicional à noite. Uma é a falta de segurança e o medo dos fiéis de saírem de suas casas tão tarde; também a falta de luz, de segurança, de transporte e a escassez de gasolina.

“Há problemas com a gasolina. Nestes momentos, é crítico em todo o país. Em todos os estados, há longas filas de pessoas que passam horas esperando para abastecer o carro com gasolina”, explicou.

Finalmente, Pe. Aguilar comentou que todos os fatores mencionados obrigaram a “redimensionar as horas das celebrações eucarísticas” e, portanto, “a Missa do Galo não é mais celebrada na maioria das dioceses”, mas apenas a “Missa de vésperas".

No Natal, celebram-se quatro missas. A primeira é a Missa das Vésperas, celebrada na tarde de 24 de dezembro. A segunda é a Missa do Galo que, na verdade, deve ser meia-noite, mas foi sendo adiantada algumas horas por diversas razões. A terceira é a Missa da Aurora que deveria ser às 6h ou 7h do dia 25 de dezembro; e a quarta são as celebrações do resto do dia 25 de dezembro.
______________________
ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário