domingo, 11 de agosto de 2019

“Padre Roberto Lettieri” perde o estado clerical


“Padre Roberto Lettieri”,  fundador da  Fraternidade Filhos da Pobreza do Santíssimo Sacramento, mais conhecida como Toca de Assis, perdeu o estado clerical. Isto significa dizer que ele não pode mais exercer as funções sacerdotais, como celebrar a missa e confessar penitentes,  a não ser em perigo de morte de um fiel. A decisão é resultado de um processo  eclesiástico, com detalhes públicos desconhecidos,  instaurado contra o sacerdote.

Em 2016, Às vésperas de completar vinte anos de sacerdócio, “Padre Roberto Lettieri” havia reaparecido publicamente com mensagem em vídeo e com página no Facebook. Na mensagem, retirada do ar,  o então padre fazia um agradecimento: “Minha gratidão à Igreja por todo cuidado comigo neste tempo, minha gratidão a você”. “Creio no Senhor que a minha volta está próxima”. “Será uma alegria está de volta, pregar o Evangelho, adorar ao Santíssimo Sacramento, poder manifestar publicamente meu amor aos sofredores de rua”, completou.

Contudo, não foi o que aconteceu. Roberto Lettieri foi afastado da Toca de Assis, em 2009. Dois anos depois, Dom Bruno Gamberini, o então arcebispo Metropolitano de Campinas, escreveu uma carta aos membros da Fraternidade dos Filhos da Pobreza do Santíssimo Sacramento explicando a situação da instituição e de seu fundador. “Padre Roberto solicitou-me a permissão para recolhimento no eremitério franciscano do Getsêmani, em Jerusalém, local que permaneceu por livre vontade, até final de maio de 2010, quando retornou ao Brasil. Desde então, por motivos pessoais, encontra-se em residência particular na Arquidiocese de Campinas, sendo pessoalmente por mim acompanhado”.

Atualmente, o homem conhecido pelo trabalho com os pobres e promoção da Adoração ao Santíssimo Sacramento se identifica como irmão Roberto e mantém apostolado laico nas redes sociais, com perfis no Instagram, Facebook, Youtube e um site . Deposto do hábito marrom, Roberto Lettieri se apresenta comumente com vestimenta preta e descalço. Irmão Roberto também mantém participação em programas da TV Século 21, como no “Noite Carismática” e “Louvemos o Senhor”,  com pregações  relacionadas a temas de espiritualidade.

Nas redes sociais, o irmão possui muitos seguidores. No Youtube são quase 100 mil inscritos e mais de 22 mil pessoas o acompanham no Instagram. Irmão Roberto continua com o trabalho com os pobres. Em janeiro deste ano, ele foi a Brumadinho, cidade mineira onde aconteceu a catástrofe do estouro de uma barragem que deixou 240 mortos. “Gratidão Senhor Jesus por estar em BRUMADINHO e poder orar por estes verdadeiros servos de seu amor !”, escreveu irmão Roberto em seu Instagram numa postagem acompanhada da foto dele abraçando um bombeiro.
_____________________
Ancoradouro

Um comentário: