terça-feira, 18 de junho de 2019

Vaticano prepara documento doutrinário sobre ideologia de gênero


A Congregação para a Doutrina da Fé está preparando um documento sobre o ensinamento da Igreja e a antropologia correta no contexto da ideologia de gênero, uma corrente global que nega que o sexo seja algo natural, mas o considera como uma construção sociocultural.

Segundo indicou uma fonte do Vaticano a CNA – agência em inglês do Grupo ACI –, a Congregação para a Doutrina da Fé deveria publicar o texto nos próximos meses, com uma profundidade maior do que o documento divulgado em 10 de junho pela Congregação para a Educação Católica, intitulado "Homem e mulher os criou", que busca ser uma orientação para abordar a questão da ideologia de gênero no contexto educacional de crianças e jovens.

Este documento se centra na educação por ser o âmbito da congregação que o produziu, embora outros especialistas também tenham sido consultados, como é habitual no Vaticano.

O texto de 31 páginas é assinado pelo Prefeito da Congregação para a Educação Católica, Cardeal Giuseppe Versaldi, e foi escrito durante três anos. Surgiu após o pedido de vários bispos em suas visitas ad limina ao Vaticano, pedindo ajuda para resolver a questão da ideologia de gênero na educação das jovens gerações.

Em março de 2018, o secretário da Congregação para a Educação Católica, Dom Angelo Vincenzo Zani, disse em uma conferência em Roma que o documento publicado pelo seu dicastério já estava sendo preparado e que um “mais profundo” estava sendo escrito pela Congregação para a Doutrina da Fé.

Em um artigo publicado esta semana em L'Osservatore Romano, o Cardeal Versaldi advertiu que a ideologia de gênero "induz projetos educacionais e pautas legislativas que promovem uma identidade pessoal e uma intimidade afetiva radicalmente livre da diferença biológica entre homens e mulheres".
____________________________________
ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário