quarta-feira, 26 de junho de 2019

Notre Dame: "Milagrosa" descoberta permitirá recuperar peça emblemática


Diversos meios de comunicação franceses informaram sobre uma descoberta "milagrosa" em uma igreja, que permitiria a recuperação de uma peça emblemática da Catedral de Notre Dame, em Paris, afetada por um incêndio em 15 de abril.

É um relógio gêmeo que foi encontrado na Igreja da Sainte Trinité, localizada a menos de quatro quilômetros do emblemático templo, o que permitiria reconstruir o relógio afetado pelas chamas do teto.

Segundo ‘Franceinfo’, foi Jean-Baptiste Viot, especialista em objetos de arte, quem encontrou o relógio. "É incrível, é igual, é igual", disse, ao comentar sobre a inscrição que relaciona os dois objetos, indicando que foram feitos no mesmo local: “Ano 1867. Construído por Collin”.

"Esta é uma grande oportunidade. É como se tivéssemos encontrado uma edição de um livro que foi queimado. Isso é inestimável", ressaltou o relojoeiro especialista, destacando que não existem planos para recompor o relógio de Notre Dame.

Na opinião de Olivier Chandez, relojoeiro de Notre Dame, "esta descoberta é quase milagrosa". "Se tivéssemos apenas fotos, teríamos que reinventar tudo, mas com esse modelo, temos todos os detalhes e pode ser completamente refeito", explicou.

Chandez destacou que não será possível colocar simplesmente o relógio encontrado porque, embora "seja do mesmo modelo, existem algumas diferenças. O de Notre Dame era um pouco mais elaborado".

O especialista comentou também que a reconstrução do relógio teria um custo "como o de uma gota de água" no orçamento estimado de 850 milhões de euros para a reconstrução da Catedral.

Em sua opinião, a reconstrução de uma "nova" catedral sem relógio não pode ser concebida. "Todos os edifícios religiosos têm um relógio. Todos", indicou. "Uma catedral sem relógio é como um porta-aviões sem aviões", concluiu.

Em 15 de abril, um incêndio devastador começou pouco antes das 19h. O telhado e o pináculo foram destruídos pelo fogo, porém as estruturas principais não foram danificadas.

Entre os tesouros que foram resgatados estão as relíquias de um cravo e a santa coroa de espinhos.

Em 2017, um porta-voz da catedral explicou que foram necessários mais de 100 milhões de dólares para restaurar o templo icônico, porque até então algumas de suas áreas já estavam muito danificadas. As obras começaram em julho de 2018.

Como parte do trabalho de restauração, no dia 11 de abril, 16 estátuas de cobre, cada uma com 3 metros de altura e pesando 250 quilos, foram removidas do pináculo.

A Catedral de Notre Dame em Paris é a sede da Arquidiocese da capital francesa. É um dos mais famosos templos góticos do mundo. Foi construído entre 1163 e 1345.

O templo é cercado pelas águas do rio Sena e é dedicado à Virgem Maria. Notre Dame significa Nossa Senhora em português.
______________________________________
ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário