domingo, 9 de junho de 2019

Cardeal Kasper espera que Papa aceite o fim do celibato


O Cardeal Walter Kasper (muito influente e extremamente modernista) disse que se os bispos da Amazônia propusessem juntos que os homens casados ​​fossem ordenados ao sacerdócio, o Papa Francisco “em princípio provavelmente aceitaria”.

Falando com o jornal alemão  Frankfurter Rundschau em 4 de junho, o ex-presidente do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos  disse que  a mudança para a tradição de um sacerdócio celibatário na Igreja latina (que remonta aos tempos apostólicos) pode acontecer no Sínodo. a Amazônia em outubro próximo.

O cardeal Kasper, considerado um dos conselheiros teológicos preferidos do papa Francisco, disse na entrevista que “o celibato não é um dogma, não é uma prática inalterável”.

Acrescentou que, embora favoreça o celibato clerical obrigatório no Rito Latino, como forma de testemunhar o compromisso indiviso do padre com Cristo, ele não “excluiria que em situações especiais um homem casado pudesse empreender o ministério sacerdotal”.

Em janeiro, o Papa Francisco deu  sinais mistos  sobre onde ele está na ordenação de homens casados ​​no Rito Latino. Durante uma coletiva de imprensa ao retornar do Panamá, o papa disse que, embora ele seja pessoalmente contrário à idéia, em casos excepcionais, é “algo para se estudar, pensar, repensar e orar”.

Em suas observações a bordo do plano papal, o papa disse que pode haver “alguma possibilidade” para o clero casado em “lugares muito distantes”, acrescentando que quando há uma “necessidade pastoral, o pastor deve pensar nos fiéis”.

O que mais interessava nos comentários do papa, porém, era sua referência às idéias do bispo alemão Fritz Lobinger, cujo controverso livro de 1998, ” Como seus irmãos e irmãs – ordenando líderes comunitários “, defendia ordenar uma “equipe de anciãos” das comunidades locais. incluindo homens casados ​​que não haviam freqüentado o seminário.

O Bispo Lobinger também previu que sua proposta levaria a uma maior pressão para ordenar mulheres “porque a maioria dos líderes locais comprovados são mulheres”.

De acordo com um  relatório de janeiro  do  National Catholic Register , o cardeal Reinhard Marx, presidente da Conferência dos Bispos da Alemanha, sugeriu ao papa, durante sua  visita ad limina  em 2015, que lesse todas as obras do bispo Lobinger.

A idéia de ordenar homens casados ​​ao sacerdócio no Rito Latino em casos excepcionais também foi abertamente apoiada pelo Secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin.

Em uma  conferência  sobre o celibato sacerdotal realizada na Pontifícia Universidade Gregoriana em 2016, o Cardeal Parolin concluiu seu longo discurso sugerindo que uma crise sacramental ou “exigências de evangelização” poderiam justificar tal exceção à constante tradição apostólica da Igreja.

Em seu discurso de 2016 na universidade pontifícia, administrada por jesuítas, o cardeal Parolin disse:

"Permanece verdade agora, como sempre, que as exigências da evangelização, juntamente com a tradição histórica e multiforme da Igreja, deixam aberta a possibilidade de um debate legítimo, se estas forem motivadas pela proclamação do Evangelho e conduzidas de maneira construtiva, e salvaguardando a beleza e a alta dignidade da escolha pela vida celibatária.”

Enquanto isso, em março, o cardeal brasileiro Claudio Hummes, que servirá como relator geral no Sínodo Amazônico, e há muito tempo defendeu a ordenação de homens casados ​​(chamado  viri probati ), ecoou a declaração do Cardeal Parolin, dizendo que será para o sínodo decidir “ sim ou não ”sobre tal mudança, mas“ será necessário discutir ”o assunto no Sínodo Amazônico.

O cardeal Hummes disse que “não significa que seja para o mundo inteiro, mas para situações de extrema necessidade”, mas como muitos observadores em Roma observaram, se a porta for aberta mesmo uma rachadura, os bispos alemães e austríacos vão pressionar por a mesma exceção a ser feita em seus países, onde as vocações para o sacerdócio estão em um nível  mais baixo de todos os tempos .

Com o documento de trabalho ( instrumentum laboris ) para o Sínodo Amazônico, que deve sair em junho, mais se tornará claro. Mas o  documento preparatório lançado no ano passado já indica que a questão estará em discussão. A seção 14 diz:

O Vaticano II recorda-nos que todo o povo de Deus participa no sacerdócio de Cristo, embora faça a distinção entre o sacerdócio comum e o sacerdócio ministerial (cf.  LG  10). Isto dá lugar a uma necessidade urgente de avaliar e repensar os ministérios que hoje são necessários para responder aos objectivos de “uma Igreja com rosto amazônica e uma Igreja com rosto nativo” ( Pe . PM). Uma prioridade é especificar os conteúdos, métodos e atitudes necessários para um ministério pastoral inculturado capaz de responder aos vastos desafios do território. Outra é propor novos ministérios e serviços para os diferentes agentes pastorais, os quais correspondem a atividades e responsabilidades dentro da comunidade. Nessa linha, é necessário identificar o tipo de ministério oficial que pode ser conferido às mulheres, levando em conta o papel central que as mulheres desempenham hoje na Igreja amazônica. É também necessário fomentar o clero indígena e local, afirmando sua própria identidade e valores culturais. Por fim, devem ser considerados novos caminhos para o povo de Deus ter um melhor e mais frequente acesso à Eucaristia, centro da vida cristã (cf.  DAp  251).

Nesta entrevista de 4 de junho ao jornal alemão, o cardeal Kasper excluiu firmemente a possibilidade de ordenar mulheres, dizendo que elas já têm papéis “dez vezes mais do que as antigas diaconisas”.

Kasper disse ao  Frankfurter Rundschau que  a Igreja “entraria em colapso amanhã” sem o serviço das mulheres, mas acrescentou que tal serviço deveria ser “liturgicamente visível” e publicamente reconhecido.

Em sua homilia em uma missa pontifícia em Chartres, França, no domingo de Pentecostes de 2018, o cardeal Robert Sarah, prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, disse que a mudança no celibato sacerdotal que está sendo proposto seria uma “ruptura definitiva”. com a tradição apostólica ”. O Cardeal Sarah disse:

"Queridos Irmãos no Sacerdócio, preservem sempre esta certeza: unir-se a Cristo na Cruz, porque o celibato sacerdotal dá testemunho disso no mundo! O projeto, como foi retomado por algumas pessoas, para separar o celibato do sacerdócio administrando o Sacramento da Ordenação Sacerdotal aos homens casados ​​(“ viri probati ”) – por “razões pastorais ou fora de certas necessidades”, como eles digamos – leva a sérias conseqüências e a uma ruptura definitiva com a Tradição Apostólica. Então, estabeleceríamos um sacerdócio de acordo com critérios humanos, mas não continuaríamos o sacerdócio de Cristo – obediente, pobre e casta. Na verdade, o padre não é apenas um ” alter Christus ” [outro Cristo], mas ele é verdadeiramente ” ipse Christus” O próprio Cristo! Portanto, o sacerdote que na Igreja segue a Cristo será sempre um sinal de contradição!”
_________________________
Salve Roma

Nenhum comentário:

Postar um comentário