terça-feira, 7 de maio de 2019

De agricultura urbana a feixe de luz, veja algumas propostas de restauro da Notre-Dame


O primeiro-ministro da França, Édouard Philippe, quer realizar competição arquitetônica internacional para reconstruir o pináculo e parte do teto destruídos pelo incêndio (Foto: Reprodução)

Desde que a França anunciou a abertura de um concurso internacional para reconstruir Notre-Dame, não param de aparecer propostas ousadas e inovadoras para transformar o monumento após o incêndio.

Entre as muitas sugestões, o Studio NAB, da França, apresentou um conceito que envolve a construção de uma estufa no telhado, permitindo que a Notre-Dame seja um lugar de integração com o meio ambiente, em sintonia com os desafios atuais da ecologia. De acordo com o Design Boom, a torre destruída foi reimaginada como um apiário, abrigando diversas colméias.

Proposta do Studio NAB prevê espaço para cultivo de jardim e apiário (Foto: Reprodução)
 
Nome conhecido no mundo do design, o francês Mathieu Lehanneur propôs substituir a torre não por uma réplica do que foi construído há 150 anos, mas por uma escultura que sirva como uma espécie de lembrete do que aconteceu ali durante o incêndio. “O projeto é uma monumental chama permanente coberta de folhas douradas. Para mim, é uma forma de capturar a catástrofe e transformá-la em beleza, tornando-se efêmera em permanência”, disse ao Dezeen.

Mathieu Lehanneur planeja eternizar as chamas para fazer da catástrofe um bonito monumento (Foto: Reprodução)
 
Outra ideia que se destaca é a do Vizumatelier, da Eslováquia, que prevê que a torre ganhe um enorme feixe de luz que traga a ideia de conexão entre a Notre-Dame e o céu, um pensamento que marcou a arquitetura gótica.

O escritório Vizumatelier sugere um enorme feixe de luz em direção ao céu (Foto: Reprodução)
 
E entre as muitas ideias que surgiram até então, uma é brasileira: O AJ6 Studio, de São Paulo, reconstruiu o telhado com vitrais para que o interior da Catedral se ilumine e espealhe diversas cores através do contato com a luz solar.

AJ Studio, de São Paulo, prevê vitrais para iluminar ainda mais o interior da catedral (Foto: Reprodução)

Qual delas é a mais forte?
_____________________________
Revista Casa e Jardim

Um comentário:

  1. Todas são horrendas, totalmente alheias ao espirito medieval, mas talvez seja esta mesma a intenção.

    All the horrendous, totally unrelated to the medieval spirit, but perhaps this is the intention.

    ResponderExcluir