terça-feira, 2 de abril de 2019

Vaticano apresenta novo documento do Papa dedicado aos jovens


O Vaticano apresentou nesta terça-feira, 2, em coletiva de imprensa, a exortação apostólica pós-sinodal Christus Vivit, do Papa Francisco, aos jovens e a todo o povo de Deus. O documento é fruto do Sínodo dos Bispos dedicado aos jovens realizado em outubro passado no Vaticano.

“Cristo vive: é Ele a nossa esperança e a mais bela juventude deste mundo! Tudo o que toca torna-se jovem, fica novo, enche-se de vida. Por isso as primeiras palavras, que quero dirigir a cada jovem cristão, são estas: Ele vive e quer-te vivo!”, escreve Francisco na abertura do documento.

A exortação é dividida em nove capítulos, que abordam desde o que a Palavra de Deus diz sobre os jovens até o discernimento vocacional: 1- Que diz a Palavra de Deus sobre os jovens? / 2- Jesus Cristo sempre jovem / 3- Vós sois o agora de Deus / 4- O grande anúncio para todos os jovens / 5- Percursos de juventude / 6- Jovens com raízes / 7- A pastoral dos jovens / 8- A vocação / 9- O discernimento.
Na conclusão, o Papa apresenta um desejo: “Queridos jovens, ficarei feliz vendo-vos correr mais rápido do que os lentos e medrosos. Correi ‘atraídos por aquele Rosto tão amado, que adoramos na sagrada Eucaristia e reconhecemos na carne do irmão que sofre. O Espírito Santo vos impulsione nesta corrida para a frente. A Igreja precisa do vosso ímpeto, das vossas intuições, da vossa fé. Nós temos necessidade disto! E quando chegardes aonde nós ainda não chegamos, tende a paciência de esperar por nós’”.

“O documento que é hoje publicado constituirá para o futuro próximo a carta magna da pastoral juvenil e vocacional nas várias comunidades eclesiais, todas marcadas – ainda que de modos diferentes,segundo as diferentes latitudes – por uma profunda transformação da condição juvenil”, considerou o secretário-geral do Sínodo dos Bispos, Cardeal Lorenzo Balisseri, presente na apresentação do documento à imprensa.

O documento foi assinado por Francisco no último dia 25 de março, Solenidade da Anunciação do Senhor, no Santuário da Santa Casa em Loreto.

A íntegra da exortação está disponível em língua portuguesa na página da Santa Sé.
_________________________
Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário