segunda-feira, 15 de abril de 2019

Incêndio atinge Catedral de Notre-Dame, em Paris


Um incêndio atinge nesta segunda-feira (15) a catedral Notre-Dame, em Paris (França), um dos mais famosos templos e pontos turísticos do mundo. Não há informações até o momento sobre o que teria causado o incêndio.

Segundo os bombeiros, o incêndio está "potencialmente ligado" ao trabalho de reformas da catedral. Pelas imagens, é possível ver que as chamas partem do alto do edifício. A rádio France Info afirma que o incêndio já atinge parte da frente da catedral. E parte o campanário caiu sobre o que resta do teto.


O fogo começou por volta das 13h50min (horário de Brasília) na parte superior da catedral, segundo os bombeiros. Uma grande operação está tentando controlar as chamas. A polícia isolou a área e está retirando os muitos turistas que estavam dentro da catedral.

Nas redes sociais, a polícia de Paris pediu que os cidadãos evitem a área e facilitem a passagem de veículos de emergência.

A coluna de fumaça produzida pelo incêndio pode ser vista há quilômetros de distância, segundo a agência AFP.  prefeita de Paris, Anne Hidalgo, tuitou que um "terrível incêndio está em curso na Catedral de Notre Dame. Os @PompiersParis estão tentando controlar as chamas".

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, disse que está em contato com a Diocese de Paris e pediu que o perímetro de segurança seja respeitado. 

Altar da Catedral de Nostre Dame


Com cerca de 13 milhões de visitantes ao ano, a igreja é considerada o monumento histórico mais frequentado da Europa. A catedral está localizada na Île de la Cité, uma pequena ilha no centro de Paris, rodeada pelas águas do Rio Sena.

Interior da Catedral de Notre Dame
 
Notre-Dame (Nossa Senhora, em português) é uma catedral católica medieval e é considerada um dos mais belos exemplos da arquitetura gótica francesa. Ela começou a ser construída em 1164 e suas obras foram encerradas em 1345. A catedral foi palco de grandes e importantes cerimônias, como a coroação em 1431 do rei Henrique 6 de França durante a Guerra dos Cem Anos, a coroação em 1804 de Napoleão Bonaparte como imperador do país e a beatificação de Joana D'Aarc em 1909.
_______________________________
UOL/ Gauchazh/

Nenhum comentário:

Postar um comentário