terça-feira, 23 de abril de 2019

Clérigo extremista com possíveis vínculos com o ISIS é acusado de planejar os atentados do Sri Lanka


A inteligência cingalesa nomeou o clérigo extremista local Moulvi Zahran Hashim como a força matriz por trás dos ataques mortais do Domingo de Páscoa. O clérigo radical usou as mídias sociais para pedir violência contra os não-muçulmanos.

Hashim é suspeito de ser um organizador dos ataques logo após altos funcionários do governo acusarem o envolvimento nacional do Thawheed Jama'ut (NTJ), de acordo com várias fontes da mídia. Hashim é tanto um Imam quanto um prolífico conferencista do NTJ, e diz-se que usou as mídias sociais para incitar a violência, inclusive contra mesquitas rivais.

Depois de serem removidos do YouTube, os vídeos de Hashim continham mensagens de apoio ao Estado Islâmico (IS, anteriormente ISIS) contra imagens, incluindo as torres gêmeas em chamas e uma tapeçaria de bandeiras de países ao redor do mundo envoltos em chamas.

O Conselho Muçulmano do Sri Lanka supostamente reclamou ao governo sobre Hashim durante anos, sinalizando seu 'vídeos discurso de ódio' depois que ficou claro que ele estava radicalizando jovens estudantes em suas aulas de Alcorão.

O NTJ em si era um grupo islâmico linha-dura pouco conhecido até que foi nomeado suspeito nos ataques de domingo pelo porta-voz do governo, Rajitha Senaratne. Apesar da acusação, as organizações de inteligência acreditam que os ataques sofisticados não poderiam ter sido realizados sem a perícia de grupos externos, o que poderia dar credibilidade à alegação recente do EI de estar por trás dos atentados. 

As agências de segurança do Sri Lanka foram supostamente informadas por agências de inteligência indianas e americanas de que o NTJ possivelmente estava se preparando para atos terroristas contra igrejas, mas a informação nunca chegou às mãos do primeiro-ministro Ranil Wickremesinghe.

Wickremesinghe disse na terça-feira que "alguns elos" com o EI são possíveis nos atentados, e que ataques semelhantes ainda podem estar em andamento.

Existem atualmente relatos conflitantes sobre o destino de Hashim. Originalmente identificado pela CNN News 18 como um dos homens-bomba que realizaram o ataque, algumas fontes dizem que ele fugiu do país depois de ajudar a organizar o ataque no domingo de Páscoa. Outros como o jornalista da Al Jazeera, Saif Khalid, afirmam que as implicações do envolvimento de Hashim foram feitas com muita rapidez, acusando até mesmo a News 18 de "islamofobia" sobre a acusação.
______________________________
RT (tradução do google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário