domingo, 21 de abril de 2019

Atentado contra cristãos no Sri Lanka deixa mais de 180 mortos nesse domingo de Páscoa


Por volta das 8h45 desse domingo (21), uma série de explosões coordenadas visando três hotéis de luxo e três igrejas com fiéis celebrando a Páscoa, deixaram cerca de 207 mortos e 469 feridos no Sri Lanka, país insular do subcontinente indiano. Segundo fontes oficiais, ao menos 27 estrangeiros estão entre os mortos.

Os oito atentados atingiram, simultaneamente, a capital, Colombo, e aas regiões de Katana e Batticaloa.

Os primeiros casos foram registrados por volta das 8h45 (0h15, no horário de Brasília) em três hotéis e três templos católicos que realizavam missas em celebração à Páscoa.

 
Horas mais tarde, outras duas explosões ocorreram na capital, uma delas em mais um hotel e outra em um complexo de casas na periferia de Colombo.

No hotel de luxo Cinnamon Grand, em Colombo, um homem-bomba detonou o explosivo na fila de clientes que esperava para entrar em um bufê de Páscoa no restaurante do local.

"Ele se dirigiu para o início da fila e se explodiu", relatou um funcionário para a AFP. "Era o caos total", acrescentou.

O primeiro-ministro, Ranil Wickremesinghe, convocou uma reunião do conselho de segurança nacional em sua casa para o final do dia. "Eu condeno veementemente os ataques covardes contra nosso povo hoje. Eu chamo todos para permanecerem unidos e fortes", postou no Twitter.
 
O presidente do Sri Lanka, Maithripala Sirisena, pediu calma ao país. "Por favor, fiquem calmos e não sejam enganados por rumores", declarou Sirisena, em mensagem à nação.

Sirisena, que se mostrou "em choque e triste com o que ocorreu", esclareceu que "as investigações estão em curso para descobrir que tipo de conspiração está por trás destes atos cruéis".

Imagens divulgadas pela imprensa local e nas redes sociais mostram a magnitude da explosão em pelo menos uma das igrejas, com o teto do templo semidestruído, escombros e pessoas no chão enquanto outros presentes tentam socorrê-las.

 
Nenhum grupo reivindicou a autoria do atentado, apesar de o Ministério da Defesa ter identificados os terroristas como extremistas religiosos. Em vista disso, é importante ressaltar que o episódio se insere em um contexto de crescente perseguição religiosa a cristão naquele país. Segundo dados da Open Door USA, agência especializada nesse assunto, o Sri Lanka figura entre os 50 países do mundo que mais perseguem os cristãos. O Sri Lanka, que ocupa a posição 46 na lista, tem uma grande maioria de budistas que, segundo a Open Door, são os grandes agentes da perseguição.

Ademais, todos os outros países daquela região (o subcontinente indiano) aparecem no ranking dos grandes perseguidores de cristãos:

Paquistão (5)
Índia (10)
Maldivas (14)
Nepal (32)
Butão (33)
Brunei (36)
Bangladesh (48)

Nesses países, os agentes da perseguição variam entre budistas, islâmicos e hindus. Para lista completa clique aqui.

 
Ainda sobre o massacre de hoje, o governo da ilha decretou um toque de recolher de 12h e bloqueou a internet do país.

"O governo decidiu bloquear todas as plataformas de redes sociais com o objetivo de impedir a propagação de informações incorretas e falsas. Trata-se de uma medida temporária", anunciou a presidência, em um comunicado.

Atentados desta magnitude não aconteciam no Sri Lanka desde a guerra civil entre a guerrilha tâmil e o governo, um conflito que durou 26 anos, terminou em 2009 e deixou, segundo dados da ONU, mais de 40 mil civis mortos.

O último deles foi em 2018, quando o governo teve que declarar estado de emergência após confrontos entre muçulmanos e budistas. No Sri Lanka, a população cristã representa 7%, enquanto os budistas são cerca de 70%, de acordo com o Censo feito em 2012.

“Cenas horríveis. Vi membros amputados por todos lados. Equipes de emergência estão desdobradas em todos os pontos. (…) Levamos muitas vítimas ao hospital, esperamos ter salvo muitas vidas”, relatou o ministro.

O Ministério da Educação anunciou o fechamento de todos os colégios do país amanhã e na terça-feira.

A comunidade internacional reagiu com comoção diante da tragédia, como líderes e autoridades de países vizinhos – Índia, Paquistão e Indonésia -, e também da União Europeia (UE), da Alemanha, da Bélgica, da Holanda, da Espanha, da Áustria e da Turquia, assim como as Igrejas Cristãs na Terra Santa.

 
As igrejas cristãs na Terra Santa expressaram seu pesar após os atentados. "Que difíceis, irritantes e tristes são estas notícias, especialmente porque os ataques aconteceram enquanto os cristãos comemoravam a Páscoa", lamentou o assessor de líderes da Igreja na Terra Santa, Wadie Abunassar.

Ele transmitiu sua solidariedade ao Sri Lanka e "a todos seus habitantes em suas várias confissões religiosas e origens étnicas". "As igrejas rezam pelas almas das vítimas e pedem a rápida recuperação dos feridos", acrescentou, em comunicado.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou em sua rede social: "Os EUA prestam suas sinceras condolências ao grande povo do Sri Lanka. Estamos prontos a ajudar!".
__________________________________________
Salve Roma/ Estudos Nacionais/ G1/ Exame

Um comentário:

  1. Ai irmã(o), ouvi dizer que nossa igreja matou mais de milhões na sancta inquisitio, mas acho que não devo questionar né ? vai saber que deus me castiga e me condena ao inferno, é melhor eu temer a ele, 120 pessoas são mtas pessoas, meu padre disse que os milhares da inquisição são mentira.

    ResponderExcluir