sábado, 16 de fevereiro de 2019

"Cúpula do Abuso do Vaticano ignora problema real, Papa perdeu a credibilidade", diz Arcebispo



O arcebispo Carlo Viganò disse estar “rezando intensamente” pelo sucesso da Cúpula de Abuso que acontece na próxima semana no Vaticano, mas ele teme que “não haja sinal” de que o Papa Francisco, junto com os organizadores, está disposto a “atender às causas reais” da crise do abuso clerical.

Em um ensaio de 10 de fevereiro publicado pelo National Catholic Register como parte de seu simpósio “Abuso e o Caminho para a Cura”, o ex-núncio nos Estados Unidos ofereceu algumas perguntas que, segundo ele, revelam falta de “disposição genuína” para lidar com o problema crise.

As primeiras perguntas de Viganò diziam respeito à relutância daqueles que planejaram a reunião de fevereiro para abordar o problema da má conduta sexual clerical predatória com não-menores.

“Por que a reunião se concentrará exclusivamente no abuso de menores?”, Perguntou ele.

“Esses crimes são de fato os mais terríveis, mas as crises nos Estados Unidos e no Chile que precipitaram a próxima cúpula têm a ver com abusos cometidos contra jovens adultos, inclusive seminaristas, não apenas contra menores”, continuou o arcebispo.

“Quase nada foi dito sobre má conduta sexual com adultos, que é em si um grave abuso da autoridade pastoral, seja ou não o relacionamento ‘consensual”.

O arcebispo, em seguida, abordou o papel da homossexualidade na crise dos abusos sexuais e como ela não está sendo abordada na cúpula.

“Por que a palavra ‘homossexualidade’ nunca aparece nos documentos oficiais recentes da Santa Sé?”, Perguntou Viganò.

“Isso não significa de maneira alguma que a maioria das pessoas com inclinação homossexual seja abusiva, mas o fato é que a esmagadora maioria dos abusos foi imposta aos rapazes pós-púberes por clérigos homossexuais”, observou ele.

“É mera hipocrisia condenar o abuso e alegar simpatizar com as vítimas sem encarar esse fato com honestidade. Uma revitalização espiritual do clero é necessária, mas, em última análise, será ineficaz se não resolver este problema”.

O arcebispo indicou que as nomeações problemáticas e o tratamento da crise de abuso do papa Francisco até agora fizeram com que o papa perdesse credibilidade.

“Por que o Papa Francisco mantém e até chama como seus colaboradores próximos pessoas que são homossexuais notórios?”, perguntou ele.

“Por que ele se recusou a responder a perguntas legítimas e sinceras sobre esses compromissos? Ao fazer isso, ele perdeu credibilidade em sua real vontade de reformar a Cúria e combater a corrupção”, acrescentou.

Em seu primeiro testemunho, no qual ele disse que o papa Francisco sabia sobre a predação sexual do então cardeal McCarrick sobre jovens padres e seminaristas, Viganò alegou que os membros do Vaticano Cardeal Francesco Coccopalmerio, o Arcebispo Vincenzo Paglia, o Cardeal Edwin Frederick O’Brien e o Cardeal Renato Raffaele Martino pertenciam para uma “corrente homossexual”.

Recentemente, o papa Francisco nomeou o ex-colega de casa do desonrado Theodore McCarrick, o cardeal Kevin Farrell, o camerlengo papal. Neste papel, o cardeal Farrell administrará o Vaticano quando Francisco morrer ou renunciar até que seu sucessor seja eleito.

Viganò acredita que a “corrupção doutrinária e moral” das autoridades nos seminários é responsável pela má conduta sexual clerical das últimas décadas.

“É evidente para todos que uma das principais causas da terrível crise atual de abuso sexual cometida pelo clero ordenado, incluindo bispos, é a falta de formação espiritual adequada dos candidatos ao sacerdócio”, disse ele.

“Essa falta, por sua vez, é amplamente explicada pela corrupção doutrinária e moral de muitos formadores do seminário, a corrupção que aumentou exponencialmente a partir dos anos 1960.”

O próprio arcebispo entrou em um seminário em Roma nos anos 60. Ele lembra que em Roma, nessa época, alguns seminaristas eram muito imaturos e que os seminários não tinham disciplina. Seu próprio diretor espiritual acreditava que o sacerdócio ordenado poderia ser um estado temporário. Alguns diretores espirituais estavam conscientemente recomendando para a ordenação homens que não estavam vivendo uma vida casta.

“No gregoriano, um dos professores da teologia moral favorecia a ética da situação”, lembrou Viganò. “E alguns colegas de classe me confidenciaram que seus diretores espirituais não tinham objeção a se apresentarem para a ordenação sacerdotal, apesar de seus graves pecados não resolvidos e contínuos contra a castidade.”
_____________________________
Salve Roma/ Life Site News

Nenhum comentário:

Postar um comentário