domingo, 3 de fevereiro de 2019

Brumadinho: Igreja se mobiliza para ajudar vítimas da tragédia


O rompimento da barragem de rejeitos de minério em Brumadinho, MG, deixou mortos e centenas de desaparecidos. Muita gente perdeu seus pertences por causa do mar avassalador de lama que se formou nas regiões ribeirinhas. 

Logo após a tragédia, centenas de voluntários se juntaram para prestar o amparo às vítimas. Muitas pessoas ainda não têm informações sobre familiares desaparecidos; outras precisam de orientação sobre identificação dos corpos, velórios e enterros. 

A arquidiocese de Belo Horizonte se juntou a um comitê formado por representantes do Governo de Minas, da Prefeitura de Brumadinho, da Defensoria Pública da União e líderes da sociedade civil. O objetivo é somar forças em nome da solidariedade neste momento de dor e revolta. 

Durante encontro com os membros do comitê, a Igreja reforçou a importância de um acompanhamento ainda mais próximo do poder público, especialmente no cadastro das vítimas. Esse cadastro é determinante nos processos de indenização, conforme explica o frei Rodrigo Pereira, da Comissão de Mineração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Dia e noite em contato com as vítimas, padre Renê reforça o entendimento de que a tragédia devastou a comunidade. “Cada lar de Brumadinho está sofrendo de algum modo. Os funcionários da Vale eram moradores da nossa cidade.” 

A Secretária Estadual de Impacto Social, Elizabeth Jucá, informou que o Estado está fazendo o cadastro das pessoas desaparecidas. Familiares podem procurar o Ginásio Poliesportivo da Cidade e também a Estação do Conhecimento, levando fotos dos que não estão nos registros oficiais.

O prefeito de Brumadinho, Alvimar de Melo disponibilizou o Ginásio Poliesportivo da Cidade para que os mortos sejam velados. Padres da Arquidiocese de Belo Horizonte e de Congregações Religiosas se organizam para oferecer assistência espiritual aos enlutados.

Representando o Movimento dos Atingidos pela Barragem na reunião, Joceli Andreolli indicou o que deve ser prioridade: “As pessoas saberem onde estão seus mortos, para sepultá-los, com a devida assistência espiritual”.

Apoio de seminaristas

Seminaristas da Arquidiocese de Belo Horizonte deram uma pausa no retiro espiritual que sempre fazem no início de ano. Eles seguiram para  Brumadinho com a missão de levar a solidariedade e o conforto da Palavra de Deus à população atingida pelo rompimento da barragem no Córrego do Feijão.

Os seminaristas do Seminário Coração Eucarístico de Jesus (Sacej) rezam com a população na Igreja São Sebastião, visitam as famílias que sofrem com a morte e o desaparecimento de parentes e amigos.

Campanha solidária #JuntosporBrumadinho

A Arquidiocese de Belo Horizonte iniciou uma campanha solidária para arrecadar roupas, alimentos e água, que serão destinados aos atingidos pelo rompimento da barragem.

As doações podem ser entregues (todos os dias, inclusive aos sábados e domingos, das 8h às 18h) no Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política (Rua Além Paraíba, 208 – Lagoinha | (31) 3423-2187).

Para a população de Brumadinho as doações podem ser entregues na Paróquia São Sebastião. Também é possível fazer doações em dinheiro.
_____________________
Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário