quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Arquidiocese do Rio responde a depoimento de ex-governador envolvendo Dom Orani



A Arquidiocese do Rio de Janeiro publicou uma nota em resposta ao depoimento feito pelo ex-governador Sérgio Cabral, no qual ele fez declarações envolvendo o Arcebispo Cardeal Orani João Tempesta em esquema de desvio de recursos da saúde no estado.

Em depoimento na terça-feira, 26 de fevereiro, na 7ª Vara Criminal Federal, Sérgio Cabral falou sobre o esquema de desvio de recursos da saúde no estado do Rio de Janeiro e citou a Organização Social Pró-Saúde, bem como Dom Orani Tempesta.

“Não tenho dúvida de que deve ter havido esquema de propina com a O.S. da Igreja Católica, da Pró-Saúde. O Dom Orani devia ter interesse nisso, com todo respeito ao Dom Orani, mas ele tinha interesse nisso. Tinha o Dom Paulo, que era padre, e tinha interesse nisso. E o Sérgio Côrtes nomeou a pessoa que era o gestor do Hospital São Francisco. Essa Pró-Saúde certamente tinha esquema de recursos que envolvia religiosos. Não tenho a menor dúvida”, afirmou.

Em nota, a Arquidiocese do Rio de Janeiro declarou: “Sobre o depoimento do ex-governador, podemos afirmar que a Igreja Católica no Rio de Janeiro e seu Arcebispo têm o único interesse que organizações sociais cumpram seus objetivos, na forma da lei, em vista do bem comum”.

Por sua vez, a Pró-Saúde afirmou em nota que “tem colaborado com as investigações e, em virtude do sigilo do processo, não se manifestará sobre os fatos. A entidade filantrópica reafirma neste momento o seu compromisso com ações de fortalecimento de sua integridade institucional, bem como com a prestação de um importante serviço à saúde do Brasil”.
_______________________________

ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário