quinta-feira, 24 de maio de 2018

Reitor de Aparecida se desculpa após pedir que 'Nossa Senhora abençoe Lula'

O reitor do Santuário Nacional de Aparecida, padre João Batista de Almeida,
celebra missa dos 300 anos da padroeira do Brasil - Eduardo Knapp - 12.out.2017/Folhapress

O reitor do Santuário Nacional Aparecida, padre João Batista de Almeida, pediu desculpas após celebrar uma missão pela libertação de Lula no domingo (21) e ser chamado de comunista nas redes sociais.

Durante a celebração da Eucaristia, o clérigo pediu para que “Nossa Senhora Aparecida abençoe [o petista] e lhe dê muitas forças para que se faça a verdadeira justiça, para que o quanto antes ele possa estar entre nós, construindo com o nosso povo um projeto de país que semeie a justiça e a fraternidade". Na plateia, manifestantes pró-Lula vestidos com camisas vermelhas da CUT e enrolados em bandeiras do PT.

O arrependimento foi expresso três dias depois, na quarta-feira (23), numa "nota de reparação" assinada pelo padre João Batista e reforçada por dom Orlando Brandes, arcebispo da Arquidiocese de Aparecida, e o padre José Inácio de Medeiros, superior provincial dos Missionários Redentoristas da Província de São Paulo.

"Manifesto meu pesar e peço perdão a todos que se sentiram ofendidos pela maneira como conduzi a celebração da missa das 14h", diz o reitor do Santuário.

Igreja não é lugar de tomar "posição político-partidária, que é contrária ao Evangelho", afirma o texto, que começa pedindo "perdão pela dor que geramos à Mãe Igreja, aos fiéis e às pessoas de boa vontade".

A oratória de João Batista enxameou a internet com críticas ao clérigo, como o tuiteiro que sugeriu "a excomunhão do padre", que seria "o melhor que a Igreja pode fazer para se livrar dessa mácula comunista".

Youtuber já chamado de "MBL dos católicos" (fama que rechaça), Bernardo Küster lembrou que dom Darci  Nicioli, então bispo auxiliar de Aparecida, "criticou Lula no Santuário" e "foi IMEDIATAMENTE transferido para Diamantina (MG)", em 2016. 

"Peça, meu irmão e minha irmã, a graça de pisar a cabeça da serpente, de todas as víboras que insistem e persistem em nossa vida, daqueles que se autodenominam jararacas. Pisar a cabeça da serpente. Vencer o mal pelo bem, por Cristo nosso Senhor", disse à época dom Darci. Não demorou até ser transferido para a Arquidiocese mineira.

O bispo fez esse sermão após Lula insinuar a militantes e jornalistas que a Lava Jato havia falhado em destruir sua reputação. "Se tentaram matar a jararaca, não bateram na cabeça, bateram no rabo. A jararaca tá viva, como sempre esteve."

"O que será feito com o padre João Batista de Almeida, que rezou pela libertação do corrupto no último domingo? NADA!", questionou Bernardo no Twitter.

À Folha o ativista católico que vem enervando a cúpula da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), a quem acusa de ser "esquerdizada", afirmou que o Santuário fez "exatamente o que disse que não faria, não tô vendo comunista debaixo da cama, não".

Refere-se à nota que o templo divulgou no começo do mês, após a presidente do PT, Gleisi  Hoffmann, convocar romaria "por LulaLivre e pela paz democrática" justamente para o dia em que o padre João Batista acabou dando seu sermão simpático ao ex-presidente, 20 de maio. 

O comunicado daquela semana dizia que o templo é "uma casa que se coloca contra toda e qualquer utilização do seu espaço para fins políticos ou ideológicos". 
_______________________
Por: Anna Virginia Balloussier
Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário