sexta-feira, 25 de maio de 2018

Cuidado com o “falso” Papa Francisco!


Foi lançado nesta sexta-feira (25/05), na Itália, o livro “Fake Pope – As Falsas Notícias sobre o Papa Francisco“, dos jornalistas Nello Scavo e Roberto Beretta. A obra, que ainda não tem tradução em português, procura reunir todas as mentiras já publicadas sobre a figura do Papa Francisco.

O termo “fake news” se popularizou imensamente ao longo dos últimos meses e gerou livros e mais livros que tentam explicar como reconhecer e desmantelar as notícias falsas que proliferam na internet, mas, até agora, ninguém tinha escrito um livro sobre as fake news envolvendo o Papa.

O objetivo do livro

A ideia, segundo Nello Scavo, nasceu alguns anos atrás, depois do lançamento do livro “Os inimigos de Francisco”, que investiga quais são as resistências e os obstáculos que o Papa encontra em sua missão na Igreja. Com este novo trabalho, “quisemos documentar e tentar desmentir muitos boatos sobre o Papa que circulam na internet e em outros meios de comunicação“, diz ele.

O livro, prossegue o autor, “não é voltado apenas aos comunicadores: é acessível a todos. Qualquer curiosidade sobre fake news pode ser encontrada com explicações para aprofundar o tema”.

Checagem dos fatos

Os autores selecionaram 80 das principais acusações que foram publicadas contra o Papa e fizeram um trabalho aprofundado de debunking, ou seja, de checagem e refutação.

Scavo explica:

“Escolhemos as notícias que nos pareciam mais interessantes, que partem do período da ditadura argentina até os nossos dias. Selecionamos uma a uma e fizemos uma verificação por meio de desmentidos e refutações. Procuramos um fio lógico entre as notícias para entender que alguns boatos nascem de maneira espontânea, mas outros são frutos de uma estratégia muito precisa para desacreditar o Pontífice”.
_______________________
Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário