domingo, 2 de abril de 2017

Papa Francisco reza pelo Congo, Colômbia, Venezuela e Paraguai


VISITA PASTORAL DO PAPA FRANCISCO 
EM CARPI E MIRANDOLA

ANGELUS
Quinto Domingo da Quaresma, 02 de abril de 2017


APELOS

Estou profundamente triste pela tragédia que atingiu a Colômbia, onde um deslizamento de terra gigante causado por chuvas torrenciais, atingiu a cidade de Mocoa, causando numerosos mortos e feridos. Rezo pelas vítimas e asseguro a minha proximidade com aqueles que estão de luto pela morte de entes queridos, e agradeço a todos aqueles que estão trabalhando para trazer alívio.

Continuam a surgindo relatos de confrontos armados sangrentos na região de Kasai, na República Democrática do Congo, confrontos estão causando mortes e deslocamentos e que também afetam pessoas e bens da Igreja: igrejas, hospitais, escolas... eu lhes asseguro a minha proximidade a esta nação e exorto-vos todos a rezar pela paz para que os corações dos arquitetos de tais crimes não permaneçam escravos do ódio e da violência, porque o ódio e a violência sempre destroem.

Além disso, eu sigo com grande atenção ao que está acontecendo na Venezuela e no Paraguai. Eu oro por essas pessoas, muito queridas para mim, e exorto todos a perseverar incansavelmente, evitando qualquer tipo de violência e na busca de soluções políticas.

Queridos irmãos e irmãs,

Quero agradecer por estar aqui nesta Missa. Quero agradecer a todos aqueles que trabalharam para esta "maratona" double: no último domingo [para a inauguração da Catedral restaurada] e hoje. Muito obrigado! E eu quero agradecer a você, o doente. Há 4.500 doentes aqui! Obrigado, que com o vosso sofrimento ajuda a Igreja, ajuda a carregar a cruz de Cristo. Obrigado! Muito obrigado a você!

E no final desta celebração, os nossos pensamentos se voltam para a Virgem Santíssima, a quem veneramos na igreja catedral dedicada a ela. Para Maria oferecemos nossas alegrias, nossas dores e nossas esperanças. Pedimos-lhe para posar o seu olhar misericordioso sobre aqueles que estão sofrendo, especialmente os doentes, os pobres e os sem trabalho decente.

Recordando o zelo apostólico de duas figuras leigas das vossas terras, Bem-aventurado Odoardo Focherini e Venerável Marianna Saltini, testemunhas da caridade de Cristo, saúdo com gratidão a vocês, fiéis leigos. Encorajo-vos a ser protagonistas na vida da sua comunidade, em comunhão com os seus sacerdotes: sempre apostar no que é essencial em proclamar e testemunhar o Evangelho.

Agradeço a você, caro Francesco, e todos vós, Bispos da Romana Região Emília, pela sua presença, e acima de tudo, o pastor desta diocese, Dom Francesco Cavina: Exorto-vos a estar perto de seus sacerdotes com escuta, ternura e carinhosa proximidade.

Por último, gostaria de agradecer a todos e cada um de vós, queridos fiéis, sacerdotes, religiosos e religiosas, às autoridades e especialmente àqueles que ajudaram a organizar esta visita, com um pensamento especial para o AGESCI e do coro formado por todos os coros da diocese, que tem animado esta liturgia.

Nós confiamos nossas vidas e o destino da Igreja e do mundo a Maria, atuando ao lado da 'oração do Angelus.
__________________________

Santa Sé

Nenhum comentário:

Postar um comentário