domingo, 12 de fevereiro de 2017

"Não sejam cristãos de fachada, mas de substância", diz Papa


Papa Francisco
ANGELUS
Praça de São Pedro 
domingo, 12 de fevereiro, 2017



Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

A liturgia de hoje nos apresenta uma outra página do Sermão da Montanha , que encontramos no Evangelho de Mateus (cf. 5,17-37). Nesta passagem, Jesus quer ajudar seus ouvintes a fazer uma reinterpretação da lei mosaica. O que foi dito na antiga aliança era verdade, mas não era tudo: Jesus veio para cumpri-las e para aprovar definitivamente a lei de Deus, até o último milímetro (cf. v 18).. Ele manifesta os propósitos originais e cumpre os aspectos saudáveis e faz tudo isso por sua pregação e ainda mais, oferecendo-se na cruz. Então, Jesus ensina plenamente a vontade de Deus e usa esta palavra com um "justiça maior" do que a dos escribas e fariseus (cf. v. 20). Uma justiça animada pelo amor, caridade, de misericórdia e, portanto, capaz de perceber a substância dos mandamentos, evitando o risco de formalismo. Formalismo: isto eu posso, que eu não posso; até aqui eu posso, até aqui, eu não posso ... Não, mais, mais.

Em particular, no Evangelho de hoje Jesus analisa três aspectos, três mandamentos: assassinato, adultério e juramento.

No que diz respeito ao mandamento "Não matarás", Ele diz que é violada não só o assassinato real, mas também por aqueles comportamentos que ofendem a dignidade da pessoa humana, incluindo palavras insultuosas (cf. v. 22). É claro que essas palavras insultuosas não tem a mesma gravidade e culpabilidade do assassinato, mas são colocadas na mesma linha, porque eles são as premissas e revelam a mesma maldade. Jesus nos convida a não estabelecer uma lista de infrações, mas considerá-los prejudiciais, como a intenção de fazer mal aos outros. E Jesus dá o exemplo. Insulto: estamos habituados a insulto, é como dizer "Olá". E isso é a matança na mesma linha. Aqueles que insultam o irmão matam o irmão em seu coração. Por favor, não insulte! Nós não ganhamos nada...

Outra conquista é feito para a lei do casamento. O adultério era considerado uma violação do direito humano à propriedade sobre a mulher. Jesus, no entanto, vai para a raiz do mal. Como você chegou a assassinar através das injúrias, ofensas e insultos, para que ele vem o adultério através intenções de propriedade no que diz respeito a uma mulher que não seja sua esposa. Adultério, tais como roubo, corrupção e todos os outros pecados, eles são primeiramente concebido em nossos corações e, uma vez conseguido no coração a escolha errada, são implementadas no comportamento concreto. E Jesus diz: aquele que olhar para uma mulher que não é o seu próprio com a posse espírito é um adúltero em seu coração, ele começou a estrada para o adultério. Nós pensamos um pouco sobre isso: os maus pensamentos que estão nesta linha. 

Jesus então diz aos seus discípulos para não jurar, porque o juramento é um sinal de insegurança e duplicidade com que você toca as relações humanas. Ele explora a autoridade de Deus para dar segurança aos nossos assuntos humanos. Pelo contrário, somos chamados a construir entre nós, nas nossas famílias e nas nossas comunidades um clima de clareza e de confiança mútua, de modo que pode ser considerado honesto, sem recorrer a intervenções mais elevados para ser acreditado. Desconfiança e suspeita mútua ameaçam cada vez mais a serenidade!

A Virgem Maria, mulher da obediência dócil e alegre de escuta, ajuda-nos a aproximar-se cada vez mais ao Evangelho, para ser cristãos não de "fachada", mas de substância! E isso é possível com a graça do Espírito Santo, que nos permite fazer tudo com amor, e assim realizar plenamente a vontade de Deus.


Depois do Angelus

Queridos irmãos e irmãs,

Saúdo-vos a todos os peregrinos, famílias, grupos religiosos, associações. Em particular, saúdo os ex-alunos do Instituto "Carolina Coronado" de Almendralejo e os fiéis de Tarragona, na Espanha; bem como grupos de Caltanissetta, Valgoglio, Ancona, Pesaro, Turim e Pisa, e da comunidade Neocatecumenal de San Francesco di Paola de Turim.

Desejo a todos um bom domingo. E não se esqueça: não insulte; não olhe maus olhos, com os olhos da mulher segurando o próximo; Não jure. Três coisas que Jesus afirma. É tão fácil! Por favor, não se esqueça de orar por mim. Bom almoço e adeus!
_________________________________

Santa Sé (tradução nossa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário