sábado, 25 de fevereiro de 2017

Carnaval: curtição e pegação?

Como aproveitar esta festa popular sem se esquecer dos valores cristãos

Está se aproximando a festa que talvez os brasileiros mais esperem durante todo o ano: o Carnaval. Este é, depois do futebol, o sobrenome do Brasil pelo mundo. E já tem gente por aí postando nas redes sociais os preparativos para cair na folia. Mas, e aí? Como nós devemos curtir esta festa sem esquecermos nossos princípios e valores?

Antes de qualquer coisa, é preciso termos em mente que as comemorações carnavalescas foram sofrendo mudanças. Esses festejos eram pagãos e serviam para celebrar grandes colheitas e principalmente louvar divindades. É provável que as mais importantes festas ancestrais do Carnaval tenham sido as “saturnais”, realizadas na Roma antiga em exaltação a Saturno, deus da agricultura.

Na época dessa celebração, as escolas fechavam, os escravos eram soltos e os romanos dançavam pelas ruas. Com o tempo a Igreja Católica incorporou esta celebração que marca os dias que antecedem a Quaresma. Ao fim do carnaval a “carne se vai” e começa o tempo de jejum. Na Europa também as pessoas se fantasiavam a fim de poderem cair na gandaia e não serem reconhecidos, assim poderiam fazer o que quisessem e não pagar por possíveis delitos.

Cada país celebra o carnaval de uma forma particular de acordo com as suas próprias tradições. Aqui no Brasil isto se tornou algo gigantesco e talvez seja a festa mais esperada pelas pessoas.

Entretanto, existe um embate muito forte acerca destas comemorações carnavalescas e a precaução religiosa diante da forma como se comemora. Talvez porque o carnaval mais “visado” por todos é aquele que tem pessoas de corpo expostos e, por vezes, desnudos e isto ataca de alguma forma os princípios cristãos. Enfim, há sempre uma discussão entre religiosos e foliões sobre a forma de curtir o momento. 

No meio disso como devemos proceder?

Uma coisa que devemos ter em mente é: Não importa onde você esteja, o que importa é o que você faz! Estamos aqui sempre falando que devemos ser santos onde quer que estejamos, fazendo o que for, devemos transparecer isto. Ir para retiros de carnaval é muito bom! Falo isto por experiência própria. Mas o fato de você não participar destes encontros não quer dizer que você está pecando. O que vai determinar isto são as suas atitudes. Todo lugar que você for pode ser um lugar que contribua para sua própria edificação.

Um exemplo muito claro disso este ano é que Nossa Senhora Aparecida será tema de samba enredo da Unidos de Vila Maria. Será lindo ver tantas pessoas na avenida sendo evangelizadas através da história milagrosa de Aparecida.

Tenha uma coisa em mente: precisamos viver a vida intensamente. Mas precisamos fazer isto de forma responsável e prudente. Se você quer passar o carnaval em retiro, MARAVILHA! Mas se você optar festejar diferente, o faça de forma a honrar seus valores e princípios. Sabendo onde pisa, o que vê, o que fala e o que faz. Carnaval é uma festa bonita e devemos vivê-la, só não podemos esquecer nosso ponto de partida e o ponto de chegada que é o desejo pela santidade.

Que a gente saiba curtir muito bem essa festa e sejamos aonde formos, imagem de uma vida feliz em ser de Cristo.
  

Ton Lucas
______________________

Jovens de Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário