sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Portugal: Bispo convida católicos a contrariar «moda» que apresenta Cristianismo como «religião triste».


O bispo de Beja desafiou os católicos da diocese a contrariar a ideia de uma religião triste, através do anúncio da “grande alegria do mistério do Natal”.

“Celebrar o Natal é lutar contra a tristeza e o desânimo, contra o fatalismo e contra a degradação dentro de cada um de nós e à nossa volta, é celebrar a esperança e a alegria, é acolher o Único que tem poder para nos libertar do pessimismo e iluminar a nossa vida com a sua sabedoria”, escreve D. João Marcos, na sua mensagem para o Natal de 2016.

No documento enviado à Agência ECCLESIA, o prelado assinala que Jesus “vem para transformar as vidas”, por isso, pede que as comunidades católicas vão ao encontro de quem sofre “momentos difíceis” pela doença, pela morte e pela solidão”.

A mensagem dirige-se também aos que se sentem “perdidos na vida, esmagados com problemas familiares, sem amor e carinho de ninguém”, a quem a vida parece “reduzir-se a uma coleção de desilusões e de fracassos”.

“Abri-Lhe, dai-Lhe espaço em vossos corações, celebrai e vivei o Natal com alegria”, refere o bispo de Beja, afirmando que a Igreja é o lugar “da grande alegria” para todo o povo que acredita em Jesus – “pobres e ricos, doutores e analfabetos, doentes e sãos”. 

D. João Marcos sustenta que quem quer que “a grande alegria do mistério do Natal inunde” a sua vida deve ter o mesmo dinamismo de “escuta, caminha, vê, fala” dos pastores, representados no presépio.

“Deixa que o Senhor Jesus te cure da tua surdez e da tua paralisia, da tua cegueira e da tua mudez espirituais”, acrescenta.

O bispo de Beja considera que nos últimos dois séculos se tornou “moda, em alguns ambientes culturais”, dizer que o Cristianismo é uma religião triste, “que Jesus Cristo é o Deus do sofrimento, da resignação, da agonia e da cruz”.

Neste contexto, o prelado recorda a mensagem anunciada pelo anjo aos pastores no primeiro Natal: “Não temais, porque vos anuncio uma grande alegria para todo o povo: nasceu-vos hoje, na cidade de David, um Salvador, que é Cristo Senhor”.
_______________________________

Agência Ecclesia

Nenhum comentário:

Postar um comentário