domingo, 9 de outubro de 2016

São Dionísio (São Denis)


São Dionísio (São Denis) foi durante muito tempo venerado como único padroeiro de França, até surgir Santa Joana D'Arc para dividir com ele a grande devoção cristã do povo deste país. 

Gregório de Tours afirma que Denis era bispo da Paris e foi martirizado por ser decapitado por uma espada.

O mais antigo documento dando conta da sua vida e do martírio, o "Passio SS. Dionysii Rustici et Eleutherii" data de c. 600, é erroneamente atribuído ao poeta Venâncio Fortunato, e é lendário.

No entanto, parece que de acordo com a "Passio" Denis foi enviado da Itália para converter Gália, no século III, forjando uma ligação com os "apóstolos para os gauleses" a fama de ter sido enviado, sob a direção do Papa Fabiano.  Formou então a primeira comunidade católica no território da atual França. 

Denis, tendo alarmado os sacerdotes pagãos por suas muitas conversões, teria sofrido o martírio, sendo decapitado no local hoje conhecido como "Colina do Mártir", onde hoje em dia temos uma grande abadia. Isso foi depois que as perseguições sob o imperador Décio dissolveu a pequena comunidade cristã em Lutetia.

Dos muitos relatos de martírio, isto é anotado em detalhe no Golden Legend e na vida de Butler dos Santos, diz a tradição que o mártir carregou a própria cabeça decepada até o local onde deveria ser enterrado, pregando um sermão durante todo o caminho. 

O local onde ele parou de pregar e de fato morreu foi marcado por um pequeno santuário onde se desenvolveu a Basílica de Saint Denis , que se tornou o local de sepultamento para os reis da França. 

Outras narrativas contam que seu corpo foi jogado no rio Sena, mas se recuperou e foi enterrado naquela noite pelos seus convertidos no local da Basílica.

Os corpos dos Santos Denis, Eleutério e Rústico foram enterrados no local de seu martírio, onde a construção da basílica de mesmo nome do santo foi iniciada por Santa Genoveva, assistida pelo povo de Paris. 

Durante muito tempo houve alguma confusão sobre a figura de Dionísio, pois temos outros dois santos com este nome. Não bastante toda esta confusão, São Dionísio segue sendo aclamado pela mais antiga tradição cristã francesa. 


Deus, cuja presença santifica todas as coisas, dai-nos pela intercessão de são Dioníso, conhecer vossos caminhos e trilhá-los com alegria e dedicação. Fortalecei nossa fé e a todos nós concedei-nos as felizes promessas de vossas promessas. Por Cristo nosso Senhor. Amém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário