sexta-feira, 3 de junho de 2016

Para onde vais?


Quo vadis é uma expressão que significa “Para onde vais?”, em latim.

A expressão aparece nas Escrituras, em João 16,5, onde Jesus Cristo diz: "Agora que vou para aquele que me enviou, nenhum de vocês me pergunta: Para onde vais?".

Esta frase aparece também em uma obra apócrifa do século III, que se chama "Atos dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo”, e se encontra esta expressão que é dirigida por Jesus a Pedro, que por medo de seus irmãos devido a perseguição de Nero, tentava fugir.

Pedro encontra Jesus na Via Ápia carregando uma cruz e lhe pergunta, "Para onde vais, Senhor?" (Quo vadis Domine?). O Senhor lhe responde: "Já que você está fugindo e abandonando o meu povo, vou a Roma para ser crucificado outra vez".

Nesse momento, Pedro entendeu que devia seguir o Senhor com coragem até o fim, e que, sobretudo nunca estava sozinho no caminho; com ele, sempre estava aquele Jesus que o amara até o ponto de morrer na Cruz. Depois dessa afirmação, Pedro se arrepende e regressa a Roma, continuando o seu ministério e acabando por dar a sua vida por Cristo. 

A expressão “Quo Vadis?” também pode ser traduzida por "para onde caminhas?" e "aonde vais?".

Jesus com sua cruz atravessa os nossos caminhos e carrega os nossos medos, os nossos problemas, os nossos sofrimentos, mesmo os mais profundos. Na Cruz, podemos ver a resposta de Deus: ali à violência não se respondeu com violência, à morte não se respondeu com a linguagem da morte. No silêncio da Cruz, se cala o fragor da armas e fala a linguagem da reconciliação, do perdão, do diálogo, da paz...
__________________________________________
Significados / Sorelle

Nenhum comentário:

Postar um comentário