quinta-feira, 9 de junho de 2016

A conquista de Jericó


Jericó é cercada; é preciso conquistá-la. E como é que Jericó é conquistada? Não se desembainha a espada, nem se arremessa o aríete, nem se lançam dardos; apenas são utilizadas as trombetas dos sacerdotes, e são elas que derrubam as muralhas de Jericó.
Frequentemente se verifica que Jericó é utilizada nas Escrituras como imagem do mundo. Também no Evangelho, o que se conta acerca do homem que descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos dos ladrões, era sem dúvida a imagem daquele Adão que foi posto fora do paraíso e colocado no exílio deste mundo. Também os cegos que estavam em Jericó, dos quais Jesus se aproximou para lhes dar a vista, representavam a imagem daqueles que neste mundo eram oprimidos pela cegueira da ignorância e que o Filho de Deus veio socorrer. Portanto, isto é Jericó, quer dizer, este mundo que há de ruir. De facto, o fim do mundo foi já revelado há muito tempo nos livros santos.

Como será feita a sua destruição? Por que meios? Ao som das trombetas, diz a Escritura. Que trombetas? Paulo revela-te o segredo deste mistério. Escuta o que ele diz: Soará a trombeta: os mortos que estão em Cristo ressuscitarão incorruptíveis; e o próprio Senhor, ao sinal dado, à voz do Arcanjo e ao som da trombeta de Deus, descerá do Céu. Portanto, nessa altura, Jesus nosso Senhor vencerá Jericó ao som das trombetas e a sujeitará de tal modo que dela apenas se salvará a mulher pecadora [Raab] e toda a sua casa. Virá, diz ele, Jesus nosso Senhor, e virá ao som das trombetas.

E salvará somente aquela que recebeu os seus exploradores, aquela que recebeu os seus Apóstolos na fé e na obediência e os colocou nos postos mais altos, e associará esta mulher pecadora à casa de Israel. Mas não recordemos nem a acusemos da antiga culpa. Em tempos foi pecadora, mas agora é a virgem casta, desposada com um só Esposo, Cristo. Ouve o que o Apóstolo diz a seu respeito: Eu quis desposar-vos com um só esposo, apresentando-vos a Cristo como virgem pura. Era também descendente dela aquele que dizia: Também nós outrora fomos insensatos, incrédulos, errantes, sujeitos a toda a espécie de desejos e prazeres.

Queres ainda aprender de modo mais explícito como é que a pecadora já não é pecadora? Escuta ainda as palavras de Paulo: Vós éreis de facto assim; mas fostes purificados, fostes santificados no nome de Nosso Senhor Jesus Cristo e do Espírito do nosso Deus. Para que ela pudesse salvar-se e não perecer com Jericó, recebeu dos exploradores um sinal muito valioso, uma corda cor de escarlate: era o sinal do Sangue de Cristo, pelo qual foi salva a Igreja universal no mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor, a quem é dada a glória e o poder pelos séculos dos séculos. Amém.


Das Homilias de Orígenes, presbítero, sobre o Livro de Josué(Hom. 6, 4: PG 12, 855-856) (Sec. III)

Nenhum comentário:

Postar um comentário