quinta-feira, 12 de maio de 2016

O que pendurar nas paredes da Igreja?


O costume é se usar as paredes das igrejas para pendurar tudo quanto é objeto, desde ventiladores, caixas de som, a avisos e quadros, entre outros. Isso causa uma grande poluição visual que atrapalha a liturgia, a participação e o ambiente de oração e recolhimento.

Mistura-se ventilador com Via-Sacra, cruz de consagração com cartaz para pagamento do dízimo. Na igreja cada coisa deve ter seu lugar. Lugar de avisos e cartazes é na entrada, no hall, onde as pessoas podem parar para ler sem atrapalhar o desenrolar da celebração.

Um bom planejamento do que deve ou não ser pendurado é necessário. A rigor não é necessário pendurar nada nas paredes, e caso as janelas tenham vitrais, é mais um motivo para que as paredes fiquem vazias. No máximo as cruzes de consagração.

A parede por trás do altar é sempre um problema de difícil solução para as comunidades. Muitas vezes essa parede é disputada por tudo que julgamos muito importante: o padroeiro, a cruz, o sacrário, cartazes, os arranjos florais, etc. O que acaba acontecendo é novamente a poluição visual onde tudo fica misturado e perde a sua importância.

Cada coisa em seu lugar e em lugar digno é o melhor que podemos fazer. O Cristo é o centro do espaço, é o centro da liturgia e o centro da vida do cristão.

É urgente uma arquitetura do essencial, sem detalhes que levem à distração, onde tudo esteja assumido no mistério que se celebra.
____________________________________________
Parte do texto de Regina Celi Machado, arquiteta;
extraído da Revista de Liturgia Maio/Junho de 2009 p. 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário