sábado, 14 de maio de 2016

"O Papa não disse ter intenção de introduzir uma ordenação diaconal das mulheres”, diz Lombardi.


“O Papa me telefonou surpreso acerca das diaconisas! Está pensando na criação de uma Comissão. Não tiremos conclusões precipitadas!” É o que escreve num twiter o substituto da Secretaria de Estado, o arcebispo Angelo Giovanni Becciu.

Sobre o tema em questão e sobre a conversação do Papa com as religiosas na quinta-feira (12/05), eis um breve comentário do diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, entrevistado pela Rádio Vaticano:

“Trata-se de uma belíssima conversação que o Papa teve com as Superioras das religiosas provenientes das várias partes do mundo. Uma conversação muito bonita e encorajadora sobre as mulheres e, em particular, sobre as mulheres consagradas no caminho da Igreja, também sobre o serviço delas em posições importantes nos dicastérios, quando não há implicação com a ordenação. Repercutiu muito o fato de o Papa, respondendo a uma pergunta, ter falado de uma Comissão para estudar a questão do diaconato das mulheres. É uma questão da qual também no passado se falou muito e que nasce do fato de que na Igreja antiga havia mulheres ‘diaconisas’, que realizavam certos serviços na comunidade. Também foram feitos vários estudos históricos sobre esse fato, e o Papa fez algum aceno sobre isso. Ademais, há um documento importante de 2002 da Comissão Teológica Internacional que falou disso. O Papa disse que está pensando constituir uma Comissão que retome essas questões para vê-las com maior clareza. Mas é preciso ser honestos: o Papa não disse ter intenção de introduzir uma ordenação diaconal das mulheres, e muito menos falou em ordenação sacerdotal das mulheres. Aliás, falando sobre a pregação durante a celebração eucarística fez entender que não pensa absolutamente nisso. Em todo caso, é errôneo reduzir todas as muitas coisas importantes que o Papa disse às religiosas a essa única questão.” (RL)
______________________________________________
Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário