quarta-feira, 16 de março de 2016

Vaticano vai inaugurar Instagram oficial do Papa Francisco


Depois do Twitter, o Papa Francisco chega agora ao Instagram. A conta oficial do Papa, com o nome “Franciscus”, será ativada no sábado, 19, festa de São José. Quem deu a notícia foi o prefeito da Secretaria para a Comunicação, Monsenhor Dario Edoardo Viganò, na apresentação do seu livro “Fidelidade mudança – a reviravolta de Francisco contada de perto”, organizada na noite desta segunda-feira, 15, pela Fundação Biagio Agnes na Casa do Cinema, em Roma.

Com os jornalistas, o secretário falou das novas modalidades de comunicação introduzidas pelo Papa argentino: “Francisco segue os grandes ensinamentos da Igreja, mas ao mesmo tempo, mudou muito o seu modo de comunicar o pontificado. Não só simplificando a figura do Pontífice, mas também contando história e parábolas; basta pensar nas homilias de Santa Marta nas quais entra nos sentimentos das pessoas através do Evangelho”.

De acordo com Viganò, o Papa Bergoglio pode definir-se “um perfeito contador de histórias”, que representa plenamente “uma reviravolta do ponto de vista comunicativo”. Questionado sobre a reforma da mídia do Vaticano, o prefeito explicou que “a necessidade já surgiu no ano 2000” e que “há anos se fala de reforma”. “A plataforma digital pretende repensar de forma unitária de acordo com o modelo top down procurando compreender quem são os usuários, os nossos interlocutores. Faremos confluir em um único portal os textos, a rádio e os vídeos. Começamos a fazer grupos de trabalho mistos para juntar todas as coisas boas que existem”.

Sobre os tempos da reforma, segundo Monsenhor Viganò poderia ser “daqui aos próximos quatro anos. “Este – acrescentou – será um ano importante porque vai haver a fusão de TV e Rádio”, em um único “Centro de Rádio e TV Vaticano”. “A ideia não é cortar, mas passar aos investimentos e queremos que cada euro gasto tenha tanto a força comunicativa quanto a semente de missão apostólica. Para dar voz ao Papa pela interface simples, mas de “sistema complexo”.
_______________________________________
Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário