sexta-feira, 25 de março de 2016

A abstinência é somente deixar de comer carne? Que mais posso fazer?

 
A Sexta-feira Santa é um dos dias em que é obrigatório para o católico a prática do jejum e da abstinência. No cristianismo, o jejum consiste em ingerir apenas uma refeição forte durante o dia e, sendo necessário, tomar outras que não sejam completas. A abstinência (do latim abstinentia) é um gesto penitencial no qual os fiéis se privam ou abstêm voluntariamente de comer carne.

Estão obrigados ao jejum os maiores de 18 anos, até os 59 anos; e à abstinência, os maiores de 14 anos e tal obrigação se prolonga por toda a vida. Além da Sexta-feira Santa, o jejum e a abstinência também são obrigatórios na Quarta-feira de Cinzas.

Não obstante, a abstinência pode ser trocada por outro sacrifício, dependendo do que ditem as Conferências Episcopais de cada país, pois elas são as que têm autoridade para determinar as diversas formas de penitência cristã.

Com este sacrifício, como o jejum, trata-se de que todo nosso ser (espírito, alma e corpo) participe de um ato na qual reconheça a necessidade de fazer obras com as quais reparemos o dano ocasionado com nossos pecados e para o bem da Igreja.

Esta prática tem uma raiz histórica. Antigamente, o preço da carne era alto e se consideravam como suculentos os pratos feitos com este alimento. Por isso, abster-se de consumi-la era um sinal de austeridade.

Atualmente, há diversas comidas agradáveis facilmente acessíveis como fast foods, bebidas ou doces. Se tivermos uma predileção especial por algum alimento, podemos nos abster de ingerir alguns.

Dessa forma, pode-se fazer a abstinência de diversas maneiras, realizando um jejum mais intenso. O importante é o espírito, ou seja, a verdadeira abstinência não está unicamente em privar-nos de carne, mas sim de outros alimentos deliciosos.

Considera-se que este tipo de jejum é mais intenso porque a pessoa renuncia ao que gosta de comer, uma renúncia que reforça a vontade e eleva o espírito.
________________________________________
ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário