sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Que deus? Yahweh? Alá? Thor? Votã? Zeus? Isis? Osiris?


Uma objeção deprimentemente comum para a evidência que Deus existe é:

Que deus? Yahweh? Alá? Thor? Votã? Zeus? Isis? Osiris? Loki? Odin? Mitra? Lolth? Aphrodite? Poseidon? Cronos? Horus? Beddru? Krishna? Zaratustra? Baal? Dagon? Dionísio? Enki? Gaia? Helios? Hermes? Marduk? Ra? Seti? Vishnu? Shiva? Xenu? Akuma? Raiden? Gekka? Bumba? Exu? Júpiter? Romulus? Ilia? Venus? Abaangui? Ewah? Imhotep? Periboriwa? Dagda? Ishtar? Baldur? Tyr? Quetzalcoatl? Ixchel? Qi-Lin? Dievas? Adonis? Xanthus? Kali? Akka? Anubis? Sif? Mercury? Juno? Brahma? Frith? Eric Clapton? Ou uma das dezenas de milhares de outras pessoas?

Talvez o ateu está sugerindo que as provas da existência de Deus são irrelevantes, uma vez que não nos dão muita informação sobre quem Deus é ou se ele se comunicou com a gente? Isso seria uma posição muito estranha a tomar. Não precisa se concentrar em exatamente como Deus é, antes de discutir se existe de fato um criador inteligente e criador do universo. Seria como um detetive dizer que ele não está interessado em saber se uma pessoa foi assassinada e, em vez disso, foca apenas sobre que tipo de pessoa o assassino potencial poderia ser.

Quando isso acontece, eu acho que é como Lee Harvey Oswald ter agido sozinho para assassinar o presidente Kennedy. Uma evidência que inequivocamente demonstrasse que Oswald não poderia ter agido sozinho seria de importância monumental – especialmente se a evidência mostrasse que recursos significativos tinham sido dispendidos para matar o presidente. Os teóricos da conspiração estariam certos. Não importava que ainda não se sabia a identidade exata dos conspiradores. Gostaríamos de saber o que é necessário para colocar muito mais esforço para descobrir sua identidade na compreensão de um dos eventos mais importantes do século XX.

Da mesma forma, é um acontecimento extraordinário na vida de uma pessoa se ela se convence da verdade do monoteísmo. Ela ganhou uma visão mais profunda sobre a natureza da vida, o universo e tudo, e assim também será motivada para entender mais sobre a identidade do criador. E estabelecer a identidade do criador poderia ser muito mais fácil do que o cético poderia pensar. Os deuses do politeísmo podem ser imediatamente descartados. Os céticos tendem a obter sua compreensão do politeísmo do “Fúria de Titãs”; eles tendem a vê-lo como pomposo ser sobrenatural que criou e controla o mundo. 

Agora, mesmo se este fosse o caso, o politeísmo poderia ser rejeitado como uma teoria menos simples do que o monoteísmo, porque postula muitas causas quando uma só é suficiente. Esses deuses parecem demasiados contingente para explicar a existência do universo. Nem poderiam explicar por que um conjunto de normas morais existe ao invés de muitas – se os deuses têm vontades e emoções conflitantes não há nenhuma maneira para estabelecer quais mandamentos desses deuses são obrigatórios. No entanto, estamos criticando uma grosseira caricatura hollywoodiana do politeísmo, que era uma visão de mundo radicalmente diferente do monoteísmo. Os politeístas tendiam a identificar os deuses com aspectos da natureza: eles foram imanentes do mundo. Os monoteístas insistem que qualquer Deus digno de adoração iria transcender completamente a natureza.

Se Deus é digno de adoração, podemos obter uma noção em estabelecer sua identidade. Um Deus de poder e conhecimento ilimitado não sofreria limitações. Não sofrendo limitações, Deus seria perfeitamente bom – e não seria de todo surpreendente se um Deus de bondade ilimitada gostaria de estender a mão a pessoas que ele criou. Na verdade, um Deus digno de adoração gostaria de desafiar-nos moral e existencialmente e transformar-nos completamente. Um Deus perfeito digno de adoração não nos providenciaria simplesmente com alguns fatos interessantes sobre a metafísica ou a termodinâmica. Um Deus digno de adoração, certamente, procuraria nos desafiar, transformando-nos e levando-nos a um relacionamento mais profundo com ele próprio e outros. Então, uma revelação de Deus deve ser moralmente e pessoalmente desafiadora.

O mundo não é como deveria ser; moralmente não somos como deveríamos ser. Parece que estamos na necessidade do salvamento. Um ser moralmente perfeito não estaria desinteressado em nossa situação. Qualquer mensagem de Deus deve nos ajudar a entender nossa situação, apontar como precisamos mudar e, então, oferecer-nos uma medida de esperança. A revelação de Deus também deve esticar e aprofundar o nosso conhecimento moral, em seguida, reforçar os nossos compromissos morais. A loucura de Deus seria mais sensata do que a nossa Sabedoria, mesmo a sabedoria de físicos. Se há um Deus, parece provável que teríamos obrigações para com ele e para outras pessoas que nós não conhecemos, se ele não revela. Também parece inteiramente razoável que Deus pode ter prioridades e valores que diferem da nossa. Nós também podemos aprender que podemos falhar em cumprir certas obrigações ou deixar de valorizar as coisas certas.

Hebreus 11,2 deixa claro que a mensagem cristã gira em torno de Jesus: “No passado, Deus falou aos nossos antepassados ​​por meio dos profetas em muitas vezes de várias maneiras, mas nestes últimos dias falou-nos por seu Filho”. Certamente, sua vida e morte exemplificam amor sacrificial; seu desafio de se arrepender, confiar nele, aceitar o perdão de Deus, amar a Deus completamente e de servir os outros com todo o nosso coração parece ser o tipo de mensagem que Deus iria revelar. Na verdade, quando entendido completamente é difícil de rejeitar. Podemos sentir a sua força diretamente sobre as nossas consciências; podemos sentir o desafio existencial diretamente. E o evangelho de Jesus Cristo e seu reino faz qualquer religião que simplesmente nos pede para nos submeter aos mandamentos de Deus ser absolutamente irracional.

Mas há provas para sustentar esta mensagem: o cristianismo depende da história. Se Jesus não nos chamou para o reino de Deus, se ele não morreu em uma cruz e se ele não ressuscitou dentre os mortos, então a revelação cristã é falsa. Portanto podemos olhar para a evidência que pode minar, e elementos de prova que confirmam a verdade da revelação cristã. Assim, a evidência para a ressurreição de Jesus Cristo fornece evidência poderosa e atraente para uma mensagem poderosa. Em que Deus devemos acreditar? Nós devemos crer no Pai, o Espírito Santo e o Filho de Deus, que nos amou, e se entregou por nós.
_______________________________________
Logos Apologética Cristã

Tradução: Emerson de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário