sábado, 23 de janeiro de 2016

As correntes e a consagração a Nossa Senhora


A popularização da consagração, ou escravidão de amor, a Jesus Cristo e a Nossa Senhora tem causado curiosidade, dúvida e, às vezes, espanto, especialmente pelo uso das “correntes” ou “cadeias”, por parte de numerosos consagrados. Algumas dessas cadeias passam até despercebidas, pois são discretas, simples, sem brilho. Mas, outras chamam a atenção, pois são de ferro, mais grossas. Algumas lembram realmente escravidão e isso, pode causar reações não muito positivas. Tendo em vista que muitas pessoas tem uma visão errada, ou desconhecem o verdadeiro significado, da consagração e do uso das cadeiazinhas, nos colocamos à disposição para responder algumas perguntas. Neste artigo, para tirar dúvidas sobre a consagração, especialmente a respeito do uso das correntes, respondemos algumas perguntas, enviadas por Deniele Simões, do Jornal Santuário de Aparecida:

1) Muitos jovens estão usando correntes como sinal de consagração a Maria. Muitos desses jovens se denominam “escravos” de Nossa Senhora. O que é preciso para ser escravo de Nossa Senhora? 

Em primeiro lugar, precisamos esclarecer o que é ser escravo da Virgem Maria. Pois, temos uma visão negativa da escravidão e isso pode prejudicar a compreensão do que é a consagração. Ser consagrado, ou escravo de Jesus em Maria, significa pertencer ao Filho de Deus e a sua Mãe Santíssima, sem reservas. Pertencemos a Cristo e a sua Mãe como verdadeiras propriedades e nisso a consagração se assemelha à escravidão, pois os escravos também pertenciam aos seus senhores. Entretanto, a relação entre senhor e escravo não é a mesma na consagração, pois esta é uma escravidão de amor. Na escravidão que havia em nosso país, o senhor comprava o escravo por dinheiro e tornava-se seu dono, para lucrar com ele ou usar para o trabalho. No caso de nós cristãos, Jesus Cristo não nos comprou com dinheiro, mas com seu próprio sangue1. Na Cruz, o Senhor deu Sua vida livremente, por puro amor, por cada um de nós, por isso pertencemos a Ele2. Em resposta, na consagração, nos entregamos livremente como escravos, para amar e servir Aquele que nos amou, que veio ao mundo para servir e dar a vida em resgate de muitos3.
__________________________________________________

Canção Nova/Todo de Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário