quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Advogados espanhóis farão denúncia de negligência contra médicos que atenderam a menina Andrea


A associação espanhola de Advogados Cristãos estuda denunciar o responsável pelo Serviço de Pediatria do Complexo Hospitalar em Santiago de Compostela, dirigido por José Luis Martinón, por ter retirado a alimentação da menina Andrea – causando a sua morte –, apesar deste ser “um meio ordinário”.

Segundo declarou ao Grupo ACI a presidenta da Associação Advogados Cristãos, Polonia Castellanos, o motivo da denúncia é que “existem muitos pacientes e pessoas que têm uma sonda de gastrostomia e não queremos que este caso seja um precedente pelo que tirem de motu próprio este tipo de alimentação artificial das pessoas”.

Além disso, precisou ao Grupo ACI que “devemos confiar na profissão dos médicos, a qual merece todo respeito e nosso apoio e, por isso, quando existem este tipo de negligências, devem ser denunciadas”, pois “não queremos desprestigiar a profissão dos médicos”.

Nesse sentido, Castellanos assegurou ainda que a denúncia “implicaria primeiramente uma inabilitação para aqueles profissionais que cometeram a negligência e uma multa econômica”.

Até então, Alfonso Alonso, Ministro da Saúde, Políticas Sociais e Igualdade, não os atendeu, mas Polonia Castellanos assegurou que “seria muito bom que nos atendesse”. E ainda sublinhou que “temos muito trabalho e não vamos esperar que nos atenda. Nos dedicamos à defesa da vida, da família e da justiça e o fato de nos reunir ou não com ele não paralisará o nosso trabalho”. 


Pais de Andrea solicitaram a eutanásia

O caso de Andrea

Andrea tinha apenas 12 anos e sofria desde o nascimento de uma grave doença degenerativa. Nos últimos meses sua situação foi agravada e foi hospitalizada. Ao ver que a situação médica da pequena era irreversível, seus pais pediram que lhe retirassem a sonda que a alimentava e que a mantinha com vida.

Apesar de esta sonda (gastrostomia) ser um cuidado mínimo necessário, o responsável da área de Pediatria do Complexo Hospitalar em Santiago de Compostela decidiu retirar a sonda deixando a menina somente com uma mínima hidratação. Depois de quatro dias que lhe retiraram a sonda, a criança morreu de fome.

Como se tratava de um cuidado mínimo, deveriam ter-lhe proporcionado a alimentação até o fim natural de sua vida.                                       

A Associação de Advogados Cristãos é uma associação civil espanhola que promove no âmbito jurídico os valores inspirados no cristianismo. Conforme assegura em sua página, entre seus objetivos estão a defesa da liberdade religiosa e de todos os cidadãos que foram banidos dos seus direitos e liberdades por razão da sua fé. É formada por mais de 40 profissionais, entre advogados, procuradores e professores.
________________________________________

ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário