sexta-feira, 29 de maio de 2015

Viver com Jesus e Maria: teste de conhecimento sobre os mistérios mais antigos do rosário.


Vamos fazer um teste sobre os mistérios mais antigos do rosário: gozosos, dolorosos e gloriosos. Vejamos se você é conhecedor das Escrituras. Os mistérios do rosário ajudam-nos a conhecer e meditar sobre a vida de Jesus e de Maria. Vamos iniciar este teste com os mistérios gozosos. Comece pelo nº 1 e siga as demais indicações.


1. A anunciação do Anjo Gabriel à Virgem Maria: onde estava Maria quando o Anjo Gabriel lhe disse que ela fora escolhida para ser a mãe do Salvador?

a)   No Templo (vá ao nº 7).
b)   Em Nazaré (vá ao nº 20).

2. Está certo. E, provavelmente é correto afirmar que Zacarias, Maria e os pastores acharam que isto era mais fácil de ser dito do que ser feito. Agora vá ao nº 10.

3.    Correto. A palavra em hebraico diz que este era um horto de oliveiras- lugar onde as olivas eram espremidas para a produção de azeite (muitos anos se tinham passado e acontecimentos tinham ocorrido desde que o menino Jesus fora encontrado no Templo até sua agonia naquele lugar- a distância física entre os dois lugares é muito pequena, cerca de 150 metros). Agora vá ao nº 27.

4. Jesus carregando a cruz: segundo a Bíblia, sábios e historiadores, quanto pesava a cruz de Jesus?

a)   Mais de 130 quilos (vá ao nº 9).
b)   Entre 34 e 57 quilos (vá ao nº 39).

5. Este é um assunto que não podemos esquecer. Lucas termina o seu Evangelho e começa os Atos dos Apóstolos com a Ascensão. Agora vá ao nº 29.

6. Sim. Pela lei, um judeu condenado deveria receber 39 chicotadas. A perda de sangue causada pelas chibatadas apressava a morte do prisioneiro quando era crucificado. Agora siga para o nº 18.

7.  Não. O Templo era em Jerusalém, na Judéia (no Sul), e o Anjo foi à Galiléia (no Norte). Volte ao nº 1.

8. Este é um assunto que não podemos esquecer. Lucas termina o seu Evangelho e começa os Atos dos Apóstolos com a Ascensão. Agora vá ao nº 29.

9. Sim, mas não significa que Jesus tenha carregado todo aquele peso. Alguns sábios mencionam o contido em Romanos para afirmarem que os criminosos condenados carregavam somente a viga horizontal da cruz. Ela devia pesar entre 34 e 57 quilos. Eles dizem que a haste vertical da cruz ficava fincada no chão do local da crucificação. Agora vá ao nº 30.

10.    A apresentação do menino Jesus no Templo: por que Maria e José apresentaram Jesus no Templo quando ele tinha 8 dias de idade?

a)   Esta era a lei e o costume para algumas crianças hebréias (vá ao nº 23).
b)   Eles estavam fazendo o que o Anjo Gabriel havia dito a Maria (siga para o nº 40).

11.    Os mistérios dolorosos começam com a agonia no jardim chamado Getsêmani. O que significa a palavra Getsêmani?

a)   “Lugar do azeite”. (vá ao nº 3).
b)   “Porta dos horrores”. (vá ao nº 41).

12.    Não, esta altura era muito menor. (Vá ao nº 30).

13.    Eles devem ter pensado aquilo, mas não é isto que Lucas diz a respeito deles. (Vá ao nº 29).

14.    O nascimento de Jesus em Belém: este acontecimento também tem participação de anjos. No nascimento de Jesus Cristo eles disseram aos pastores o mesmo que o Anjo Gabriel tinha dito a Maria e a Zacarias. O que foi dito a Nossa Senhora?

a)   Não tenhas medo (vá ao nº 2).
b)   Reze para obter o perdão de Deus. (Siga para o nº 28).

15.    Sinto muito. Vá ao nº 26.

16.    A ascensão de Jesus aos Céus: em que livro Lucas nos fala a respeito de Jesus subindo aos Céus?

a)   Em seu Evangelho. (vá ao nº 5).
b)   Nos Atos dos Apóstolos. (vá ao nº 8).

17.    Com certeza ele sabia. O Anjo Gabriel havia aparecido a Zacarias falando a respeito do nascimento de seu filho, João Batista. Agora vá ao nº 14.

18.    Jesus é coroado de espinhos: por que o soldado romano pôs em Jesus a coroa tecida com ramos de um arbusto espinhento?

a)   Porque era um castigo comum aplicado antes de o condenado ser crucificado (vá para o nº 22).
b)   Foi uma humilhação adicional para aquele que era o Cristo Salvador (vá ao nº 34).

19. Infelizmente, não. Um menino de 12 anos não tinha viajado por sua própria vontade. O evangelho de Lucas diz que Jesus estava com seus pais (2,41-52). Volte ao nº 38.

20. Está correto. Maria estava em um pequeno lugarejo a nordeste onde ela e José iriam criar Jesus. Agora vá ao nº 26.

21. Não. Lucas fala muito sobre Nossa Senhora, mas não fala de sua assunção ou coroação. Vá ao nº 24.

22.    Não. Retorne ao nº 18.

23.    Sim, aquela era a regra para cada primogênito (o primeiro filho homem que nasce). Agora vá ao nº 38.

24.    A assunção de Maria Santíssima aos Céus e a coroação de nossa Senhora no Céu.  O quarto e o quinto mistérios gloriosos traçam um círculo completo, levando-nos a Maria. Como sabemos que Maria foi assunta aos céus?

a)   Isto é dito nos Atos dos Apóstolos (vá ao nº 21).
b)   Pela tradição (siga para o nº 32).

25.    Correto para as duas respostas. Tradicionalmente consideramos a sexta-feira como o primeiro dia, o sábado, o segundo, e o domingo o terceiro. Na realidade, este espaço de tempo é de cerca de quarenta horas – não setenta e duas – desde as três horas da tarde da sexta-feira até o amanhecer do domingo da Páscoa. Agora vá ao nº 16.

26.    A visitação de Maria a sua prima Isabel: quando Maria foi visitar sua prima Isabel, ela provavelmente encontrou o marido de sua prima, pessoa amiga que tinha algo em comum com nossa Senhora. O que eles tinham em comum?

a)   Ele era também de Nazaré (vá ao nº 15).
b)   Ele sabia a respeito da visita de Anjos trazendo anúncios de Deus (vá ao nº 17).

27.    A flagelação de Jesus: por que Jesus foi chicoteado?

a)   Porque era um castigo comum aplicado antes de o condenado ser crucificado (vá para o nº 6).
b)   Foi uma humilhação adicional para aquele que era o Cristo Salvador (vá ao nº 37).

28.    Não. Pense um pouco mais. Não havia necessidade de Maria pedir perdão. Ela era sem pecado. Volte ao nº 14.

29. A vinda do Espírito Santo no Pentecostes: após os Apóstolos ficarem repletos do Espírito Santo, eles saíram e começaram a pregar. Algumas pessoas de vários lugares que ali estavam ficaram profundamente impressionadas porque eles ouviam os Apóstolos falando na sua própria língua. Entretanto, o que acharam outras pessoas a respeito?

a)   Os Apóstolos estavam malucos (vá ao nº 13).
b)   Os Apóstolos estavam bêbados (vá ao nº 36).

30.    Jesus pregado na cruz: os evangelhos falam que Cristo morreu num lugar chamado Gólgota, palavra aramaica que significa “lugar da caveira” ou calvário em latim. Qual era a altura do Monte Calvário?

a)   Um pouco mais de 300 metros (vá ao nº 12).
b)   Cerca de 4,5 metros (vá ao nº 35).

31. A sagrada Família fez a jornada de ida e volta numa caravana com outras pessoas. No primeiro dia da viagem de volta, mesmo sem ver o menino Jesus, seus pais pensaram que Ele estivesse com outra parte do grupo (era natural que um menino de 12 anos preferisse ficar com outros de sua idade do que com seus pais). Quando José e Maria perceberam o que estava acontecendo retornaram à cidade, levando três dias – sem dúvida três dias muito preocupantes – até o encontrarem no Templo. Agora vá ao nº 11.

32. Está correto. A tradição oral da Igreja começou no tempo dos Apóstolos. Em 1950, o Papa Pio XII instituiu este dogma na Igreja. Agora vá ao nº 43.

33.    A Ressurreição de Jesus é o primeiro mistério glorioso. Quanto tempo Jesus ficou no túmulo:

a)   Três dias (vá ao nº 25).
b)   Cerca de 40 horas (vá ao nº 42).

34. Está certo. O objetivo era zombar de Jesus e não aplicar mais tortura física: caçoaram ainda mais d’Ele chamando-O de “Rei dos Judeus”. Agora vá ao nº 4.

35. Sim. Formato de caveira poderia ser uma descrição melhor, pois este monte parecia com uma caveira. Agora vá ao nº 33.

36. “Estão todos embriagados de vinho doce” At 2,13. Pedro garante que não era este o caso, lembrando que eram somente 9h da manhã. Agora siga ao nº 24.

37. Não, isto fazia parte da sentença padrão aplicada aos condenados. Volte ao nº 27.

38. O Encontro de Jesus no Templo de Jerusalém: como foi possível a Jesus e Maria não perceberem a falta do menino Jesus?

a)   Jesus foi para Jerusalém por iniciativa própria. Vá ao nº 19.
b)   Eles pensavam que Ele estava com outras pessoas da caravana. Vá ao nº 31.

39.    Não, mas esta era uma questão muito difícil. Volte ao nº 4.

40.    Não, volte ao nº 10.

41.    Não, volte ao nº 11.

42.    Correto para as duas respostas. Tradicionalmente consideramos a sexta-feira como o primeiro dia, o sábado, o segundo, e o domingo o terceiro. Na realidade, este espaço de tempo é de cerca de quarenta horas – não setenta e duas – desde as três horas da tarde da sexta-feira até o amanhecer do domingo da Páscoa. Agora vá ao nº 16.

43.    A devoção da Virgem Imaculada faz parte do culto de nossa Igreja e é citado no Catecismo da Igreja Católica elaborado no Concílio Vaticano II. O Rosário é uma síntese do contido nos evangelhos.



Os mistérios do rosário ajuda-nos a lembrar o importante papel desempenhado por nossa Senhora no plano de nossa Salvação e, ao mesmo tempo, a mãe de Deus continua a nos ensinar a amarmos melhor seu Filho. Bill Dodds – Catholic Digest – outubro/97. (Tradução de Cid Roberto Alves).

Nenhum comentário:

Postar um comentário