quarta-feira, 13 de maio de 2015

Pastoral Afro divulga mensagem em memória da abolição da escravatura


MENSAGEM DA PASTORAL AFRO-BRASILEIRA
POR OCASIÃO DA MEMÓRIA DA 
ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA


O calendário assinala, neste dia 13 de maio, os 127 anos da Assinatura da Lei Áurea que declarou extinta legalmente qualquer forma de trabalho escravo. Foi um fato marcante para o Brasil, mas que exige um complemento, pois a abolição da escravatura é uma obra inconclusa, devido às precárias condições de vida da população negra.  A lembrança desta data traz para a nação brasileira a oportunidade de renovar o compromisso de solidariedade para com a população Afro-brasileira, majoritariamente vivendo em condições de pobreza e miséria. A escravidão e a discriminação racial contribuem para a situação de degradação social.

A Igreja Católica no Brasil, consciente da sua missão de “ser a advogada da justiça de defensora dos pobres” (DAp 395),  coloca-se ao lado destes irmãos ainda marginalizados. Renova a sua solidariedade com os Afro-brasileiros nesta data e, lembra que um dos caminhos para sanar esta dívida, passa pela adoção políticas públicas e ações afirmativas de parte das Instituições Governamentais em prol da melhoria das condições de vida da população Afro-brasileira, sobretudo, em relação à População Quilombola. Garantir a esta população a posse legalizada do seu território significa muito mais do que garantir um pedaço de chão. É a garantia da preservação da herança das culturas e das tradições afro-brasileira presentes nestas populações. 

A memória da abolição da escravatura traz para nós a preocupação sobre o conceito de trabalho escravo, discutido no Senado Federal. Corremos o risco de um grande retrocesso na luta contra o trabalho escravo contemporâneo. Por outro lado, faz-se necessário aprofundar as políticas e ações afirmativas de inclusão cidadã do restante da população afro-brasileira, especialmente as crianças e jovens. Isto passa por uma educação básica de qualidade, pelo acesso ao ensino superior público e gratuito e pelo atendimento qualificado nas questões de saúde. A experiência de uma vida digna e feliz, sinal do Reino de Deus, supõe o atendimento destes princípios fundamentais de cidadania.

Jesus Cristo aquele que revela o Deus misericordioso nos convida a compromisso samaritano, profético, que ilumina o compromisso eclesial com toda a população afro-brasileira, pelo atendimento qualificado nas questões brasileiras.   

Sob o olhar maternal de Nossa Senhora de Fátima, cuja festa hoje celebramos, proclamando que “é pelo amor que é preciso conquistar o direito de dizer a verdade” (Dom Hélder), invocamos a Bênção de Deus sobre todos os que se comprometem com esta causa.                                   

Brasília, 12 de maio de 2015.

Dom Zanoni Demettino Castro
Bispo Coadjutor de Feira de Santana – BA
Bispo Referencial da Pastoral Afro-brasileira

Pe. Jurandyr Azevedo Araujo, SDB

Assessor Nacional da Pastoral Afro-brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário