terça-feira, 5 de maio de 2015

Nota da PJ em repúdio ao extermínio das juventudes


NOTA DA PASTORAL DA JUVENTUDE DA 
ARQUIDIOCESE DE SÃO LUÍS 
EM REPÚDIO AO EXTERMÍNIO DAS JUVENTUDES

"O meu desejo é a vida do meu povo" (Ester 7,3)

Qual o modelo de Segurança Pública que realmente queremos em nossas comunidades? Em que medida a vida da nossa Juventude está sendo cuidada, preservada? Quais as propostas para mudar essa realidade?

No fim da tarde de ontem mais um jovem teve sua vida ceifada vítima da violência perene em nosso estado. No fim da tarde de ontem mais um jovem foi alvo da criminalidade sendo autor do crime que destrói a sua Juventude.

Rondinelle, jovem de 18 anos, estudante do Ensino Médio da capital, coroinha na paróquia Santo Antônio, do Parque Vitória, e coordenador arquidiocesano do ministério da música dos acólitos; jovem protagonista cheio de sonhos e que desde cedo topou construir a Civilização do Amor. O outro Jovem não sabemos o nome, idade, onde mora, o que fazia e nem sobre sua família; sabemos que agora ele será mais um invisível no País. Em comum os dois agora são apenas estatística da violência.

Desde de 2009 a Pastoral da Juventude através da Campanha nacional contra a Violência e Extermínio de Jovens vem desenvolvendo ações sistemáticas de combate a essa violência e buscando estruturar nas comunidades estratégias de monitoramento e redução desse problema social.

Nós da Pastoral da Juventude, estamos tristes com o falecimento do Jovem Rondinelle nesta madrugada. Pedimos ao Deus da vida e da libertação que conforte e acalme o coração de seus familiares e amigos, dando-lhes a justiça como alento.

Expomos nossa profunda indignação com o descaso e o desmantelo com a Política de Segurança Pública nas comunidades, na capital, no estado e no país. Para que outros Rondinelles, assim como tantos outros jovens não virem números nem sejam subtraídos pela criminalidade exigimos respostas para essa situação que defendam a vida das Juventudes, e nos tire desse marasmo do medo.

Nos colocamos a disposição para o diálogo e para construir uma nova história às Juventudes Maranhenses.

Chega de Violência e Extermínio de Jovens.
A Juventude quer viver.

Pastoral da Juventude - Arquidiocese de São Luís 

Nenhum comentário:

Postar um comentário