quarta-feira, 13 de maio de 2015

Igreja tem o Sacrário e vários objetos roubados em Conceição do Lago Açu, no Maranhão


“Violam minha lei e profanam meu Santuário” (Ez 22,26).

Um fato inédito na história da comunidade católica de Conceição do Lago Açu, no interior do Maranhão e trouxe à tona a insegurança no município. A igreja da cidade foi alvo de vândalos que furtaram objetos religiosos importantes para as celebrações, entre eles os que deveriam ser usados na eucaristia.

O sacrário que serve para guardar as hóstias consagradas foi encontrado por crianças no fundo de um lago horas após a invasão de bandidos que levaram uma caixa de som amplificada, um equalizador e também materiais usados para a reforma do prédio.


A polícia procura os vândalos que furtaram objetos, mas até o momento não há pistas.

“Nós estamos celebrando a missa, mas com muita tristeza. O sacrário e o cibório [cálice com tampa] constituem o coração da nossa fé católica. É um absurdo. Sou padre há 10 anos e isso nunca aconteceu”, lamentou o padre Delcimar de França Silva.


Uma reunião foi realizada na noite desta segunda-feira (11) com o conselho paroquial para tratar sobre a insegurança e uma campanha deve ser feita com a própria comunidade para angariar fundos que possam ajudar na compra de novos equipamentos e também de um novo sacrário.


Todo Lagoaçuense é testemunha dos esforços que a comunidade católica tem feito para promover melhorias na estrutura física da Igreja. Com a chegada de Pe. Delcimar, deu-se início a uma ampla reforma que mudará a  estética da igreja, que há muito tempo necessitava de uma reforma. Pois bem, ontem (07)  alguns delinquentes se aproveitando da falta de energia elétrica e da chuva que caia na cidade, furtaram do interior da igreja, equipamentos eletrônicos, além de equipamentos que estão sendo utilizados na reforma da igreja.

Quem tiver alguma informação que leve ao paradeiro dos objetos furtados da igreja católica, entrar em contato através do número:

Delegacia de polícia:

(98) 3375-1032/ 98769-7030                             
(98) 98851-3038  

Pouca vergonha, a bandidagem não respeita nem mesmo a Igreja Católica! A falência da segurança pública acaba por incentivar os atos criminosos, policiais mal remunerados, policiais desaparelhados... em Conceição do Lago Açu (MA) nem viatura tem mais, os policiais fazem o patrulhamento em uma motocicleta!


O que nos preocupa é que este tipo de crime tem se tornado comum como se pode observar aqui e aqui, em menos de 2 meses, por isso, é importante lembrar que ao roubar a igreja os bandidos além de profanar o lugar sagrado que de tal modo grave e contrário à santidade local, que não é lícito exercer neles o culto, enquanto não for reparada a injúria mediante o rito penitencial estabelecido nos livros litúrgicos (cf. Cerimonial dos Bispos 1070). Quem profana as espécies eucarísticas recebe excomunhão latae sententiae reservada à Santa Sé (preceptiva). Sobre este assunto, vamos tratar em breve em outra matéria aqui no site.
___________________________________________
Com informações:

Diário de Lago Açu; Difusora

Nenhum comentário:

Postar um comentário