terça-feira, 19 de maio de 2015

Igreja de Nossa Senhora da Luz de Lafaiete (MG) é arrombada e tem sacrário destruído

Pedra onde ficava o sacrário, que foi totalmente destruído

Na madrugada do sábado, dia 16 de maio, a igreja de Nossa Senhora da Luz, localizada no bairro Areal, em Conselheiro Lafaiete, foi invadida. Os criminosos arrombaram o cofre onde eram guardados os valores arrecadados por meio da coleta de espórtulas dos fiéis; não satisfeitos, numa demonstração de falta de respeito à fé dos paroquianos, destruíram o sacrário da igreja. Ao que tudo indica, os invasores estavam à procura de dinheiro.

Em entrevista à equipe de jornalismo da rádio Carijós o padre Rogério de Oliveira Pereira, responsável pela igreja de Nossa Senhora da Luz, contou como ele e seus auxiliares se deram conta da invasão: “Pela manhã, quando a ministra da Eucaristia veio buscar a comunhão para levar aos doentes, encontrou a porta lateral da igreja aberta, dois cofres quebrados e o sacrário deixado do lado de fora da igreja todo quebrado. Não sei com que intenção, eles cometeram um ato de profanação, pois as hóstias consagradas ficaram espalhadas do lado de fora”.


Segundo o sacerdote, para afastar o risco de serem apanhados em flagrante, os profanadores também destruíram o alarme da igreja. Padre Rogério disse também que, de acordo com levantamento preliminar, não foi levado nenhum objeto de maior valor material ou financeiro. Contudo, o religioso lamentou a crescente falta de respeito às representações físicas da religiosidade e fé da comunidade católica: “É triste a constatação da realidade de que, hoje em dia, aumenta o desrespeito às pessoas, às residências e à igreja, que é a casa de Deus. Mas não creio que este tenha sido um ato exclusivamente de intolerância religiosa; eles estavam interessados em roubar dinheiro ou alguma coisa fácil de passar à frente. Invasões como esta, infelizmente, também não são novidade. Nos três anos em que estou aqui, tanto a igreja como a casa onde a gente mora foram invadidas três vezes.” 

Marginais usaram escada 
para destruir sistema
de alarme da igreja
Além da igreja da Luz, as três igrejas que pertencem à comunidade de Gagé foram “visitadas” recentemente por bandidos. Segundo padre Rogério, dentro das poucas possibilidades de que dispõe, a paróquia tem tomado precauções para coibir ações criminosas, mas a escassez de recursos impede um investimento substancial em medidas de segurança.

No caso da igreja de Nossa Senhora da Luz, um complicador extra é o fato de o templo e a casa paroquial se situarem em área isolada, sem casas ao redor.

O fato de o incidente ter acontecido às vésperas da abertura das comemorações da festa em louvor a Nossa Senhora da Luz, comemorativa aos 22 anos de criação da paróquia, não abateu o entusiasmo da comunidade. 
___________________________
Fato Real

Nenhum comentário:

Postar um comentário