quinta-feira, 14 de maio de 2015

Acordo geral entre a Santa Sé e o Estado da Palestina


A Comissão bilateral entre a Santa Sé e o Estado da Palestina declarou, nesta quarta-feira dia 13 de maio, que foi concluído o texto do Acordo global elaborado segundo o Acordo de base assinado a 15 de fevereiro do ano 2000.

Esse Acordo de base tinha sido assinado entre a Santa Sé e a Organização para a Libertação da Palestina (Olp) enquanto este agora foi definido entre a Santa Sé e o Estado da Palestina. Este texto será agora aprovado pelas respetivas autoridades sendo depois marcada a data para a assinatura.

Este encontro aconteceu num clima cordial e construtivo, segundo revela um comunicado oficial, e contou com duas delegações de alto nível que reconheceram o trabalho desempenhado precedentemente pelo grupo técnico conjunto, depois do encontro oficial realizado, em Ramallah, na Palestina a 6 de fevereiro de 2014.

A nota oficial sublinha que a comissão, guiada pelo Subsecretário da Santa Sé para as Relações com os Estados, Mons. Antoine Camilleri, e pelo vice-ministro para os Assuntos multilaterais do Estado da Palestina, Embaixador Rawan Sulaiman, “tomou nota com grande satisfação dos progressos realizados na elaboração do acordo no que diz respeito aos aspetos essenciais da vida e da atividade da Igreja Católica na Palestina”. 



Em entrevista ao jornal L’Osservatore Romano, o Mons. Camilleri revelou alguns aspetos deste acordo, tais como a liberdade de ação da Igreja, jurisdição, lugares de culto, atividade social e caritativa, meios de comunicação social, questões fiscais e de propriedade.

O acordo expressa “o desejo de uma solução para o conflito entre israelitas e palestinianos”, referiu o Mons. Camilleri que espera que este acordo agora alcançado possa de alguma forma ajudar os palestinianos a verem estabelecido e reconhecido um Estado da Palestina que seja independente, soberano e democrático e que viva em paz e segurança com Israel. (RS)
____________________________________

Disponível em: News.Va

Nenhum comentário:

Postar um comentário