segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Sou muçulmano, não terrorista


Mustafa Mawla, muçulmano, foi para Yonge-Dundas Square, uma das ruas mais movimentadas de Toronto, de olhos vendados, e esperou pela reacção das pessoas. De braços abertos, estava acompanhado por cartazes no chão que diziam: "Sou muçulmano. Sou rotulado de terrorista" e "Eu confio em ti. Confias em mim? Dá-me um abraço".

A ideia foi desenvolvida por Assma Galuta, de 24 anos, que, juntamente com a equipa de produção da Time Vision, da qual Mustafa Mawla faz parte, realizou o vídeo e criou o Blind Trust Project (confiar cegamente, em português). Ao Huffington Post, afirma que "os muçulmanos têm que lidar com crises de identidade ao tentarem incluir-se na cultura canadiana" e esta iniciativa foi uma das formas de acabar com o preconceito.

"O objectivo em estar de olhos vendados foi para lhe mostrar total confiança, mostrar à sociedade canadiana que ele se sente parte da comunidade", explica Galuta ao mesmo jornal. "Como estava de olhos vendados, qualquer um podia magoa-lo mas ele mostrou que confiava totalmente nos canadianos e quis ver se eles confiavam o suficiente para lhe dar um abraço", adianta a mentora da ideia.

No final do dia, Mawla recebeu muito mais abraços do que aqueles que a organização desta iniciativa expectava. Inicialmente, esperava-se até que as pessoas tivessem reacções negativas aos cartazes, imaginando-se que se ouvissem insultos ou reacções contra a religião de Mawla. "Foi muito emocionante", confessou Galuta.



O vídeo acima mostra um experimento social realizado na cidade de Toronto (Canadá), para observar a reação das pessoas com relação aos muçulmanos.

O jovem do vídeo exibe dois cartazes: "Sou muçulmano. Sou rotulado de terrorista" e "Eu confio em você. Você confia em mim? Dê-me um abraço".

A reflexão vale para todos nós: ser muçulmano não significa ser terrorista. Os muçulmanos são nossos irmãos em humanidade e merecem nosso respeito. 
__________________________________
Fontes: Sábado.pt; Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário