sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Imagens de Santos Deus manda fazer, imagens de divindades ele proíbe.



1-Uma das grandes malícias protestantes é associar as imagens de santos a ídolos.

A Imagem representa o que nela está. Quando Jesus viu a imagem de Cesar Ele não disse que era um ídolo, associou a gravura somente a Cesar (Lc 20,24-25).

A arte sacra representada por esculturas de santos tem como fim o agradar a Deus, já que os santos entregaram suas vidas ao Senhor.

Sl 116,15: “PRECIOSA é à vista do Senhor A MORTE DOS SEUS SANTOS”.

1Co 10,31: “Portanto, quer comais quer bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus”.

No livro “Viciados em mediocridade" do ex-protestante Frank Schaeffer, ele retrata a inimizade que o movimento protestante tem com a arte como forma de evangelização. O protestantismo prega um deus inimigo da arte totalmente contrário ao Deus citado nas Escrituras Sagradas.

Êxodo 31,2-5 diz: "Eu escolhi Bezalel , filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá , e o enchi do Espírito [...] e o enchi do Espírito de Deus, dando-lhe destreza, habilidade e plena capacidade ARTÍSTICA para DESENHAR e EXECUTAR TRABALHOS em ouro, prata e bronze. Dilapidar e engastar pedras, ENTALHAR MADEIRA e realizar todo tipo de trabalho".

A escultura mais sagrada do Antigo Testamento era a Arca da Aliança.

Ex 25,1” Javé disse a Moisés:”
Ex 25,10” Faz uma arca de madeira de acácia”
Ex 25,18” faz DOIS QUERUBINS de ouro batido:”

Os querubins jamais poderiam ser comparados a ídolos já que servem a Deus nas regiões celestes. Da mesma forma fazem os santos do céu que "SERVEM DIANTE DO TRONO DIA E NOITE"(Ap 7,15)


O próprio Jesus mostra que no conceito neotestamentário por ser o ministério da ressurreição que os santos são "COMO OS ANJOS NO CÉU"(Mt 22,30), ou melhor, "SÃO IGUAIS AOS ANJOS"(Lc 20,34-36),por serem imagem do homem celeste e não mais do ser terreno.

1Co 15,49: "E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a IMAGEM DO CELESTIAL".

Os próprios anjos são santos, foram descritos com aparência humana pelo profeta Daniel.

"Gabriel é como a aparência de um homem(Dn 8,15;10,18)
"Tem voz de homem"(Dn 8,16)
"Como a semelhança dos filhos dos homens(Dn 10,16)
"Anjos são simplesmente homens(Dn 9,21;10,5;12,6-7)

Nunca um Católico chamou um santo de deus, associa-lo a um ídolo como fazem os protestantes é a forma de o denominarem um deus. Sl 96,5 “Porque TODOS OS DEUSES dos povos SÃO ÍDOLOS”.

Chamar os santos do céu de ídolos, divindades ou entidades é uma difamação prevista nas Sagradas Escrituras. Está escrito que a besta difamaria os habitantes do céu.

Ap 13,6 “Ela ABRIU A BOCA PARA BLASFEMAR CONTRA Deus e amaldiçoar o seu nome e o seu tabernáculo, OS QUE HABITAM NO CÉU”.

Para que a Besta tenha uma boca para blasfemar, algum corpo tem que servi-lhe de templo para ela proferir tais insultos, as Escrituras Sagradas apontam essa moradia da besta justamente nos falsos pastores.

Judas 1,8 “Da mesma forma, estes sonhadores contaminam seus próprios corpos, rejeitam as autoridades e DIFAMAM OS SERES CELESTIAS”.

Vemos na primeira epístola de São Pedro um capítulo inteiro falando sobre esses falsos mestres e vários versículos os identificam com os lideres protestante.

Pregam prosperidade impondo o dízimo e seduzindo os fieis.

2Pd 2,14”[...] Iludem os instáveis e têm o coração EXERCITADO NA GANÂNCIA”

Inventam testemunhos de benção material para pedir dinheiro.

2Pd 2,3”Em sua COBIÇA,tais MESTRES OS EXPLORARÃO com historias que inventaram”.
rejeitam o Papado e o magistério.

2Pd 2,10”[...]DESPREZAM A AUTORIDADE”

Falam mal dos santos do céu (Os chamam de ÍDOLOS ou de DIVINDADES)

2Pd 2,10”[...] Tais homens não têm medo de DIFAMAR OS SERES CELESTIAIS”

2Pd 2,11”Nem os anjos [...] sendo maiores [...]fazem acusações injuriosas contra aqueles seres na presença do senhor

Tiram as pessoas da Igreja dos apóstolos ,aquela que tem a VERDADE segundo as escrituras (1Tm 3,15).

2Pd 2,2”Muitos seguirão os caminhos vergonhosos desses homens e por causa deles SERÁ DIFAMADO o caminho da VERDADE”

As proibições referidas as imagens no Antigo Testamento são especificamente de imagens de ÍDOLOS. O caduco mandamento mais utilizado pelas seitas para tentar contradizer a Igreja é:

Ex 20,4: “Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra”

Para entender que imagens se refere esse versículo temos que ir ao versículo anterior de onde inicia o mandamento.

Ex 20,3 “NÃO TERÁS OUTROS DEUS diante de mim”, Se refere a deuses(ídolos-pesel- “פֶסֶל֙ ). Obviamente tais “crentes” jamais leem o mandamento do início, sempre o utilizam a partir do versículo 4 para que os Católicos não entendam e pensem que Deus proibiu qualquer tipo de imagem. Seria colocar o próprio Deus em contradição, já que no mesmo livro 5 capítulos depois ele manda fazer imagens de santos anjos (Ex 25,18) e em Nm 21,8 manda fazer uma serpente de bronze e ainda relata em 1Rs 6:23-29 que o palácio de Salomão era repleto de imagens e Deus se agradou abundando o templo com sua glória. (1 Reis 8,6 a 11)

Salomão mandou colocar no Santo templo imagens de

- 2 QUERUBINS no Oráculo (I Reis 6,23-28),
-mandou colocar no templo
12 BOIS na bacia de bronze! (I Reis 7,25);
-
Mandou colocar no templo

BOIS e LEÕES e QUERUBINS! (I Reis 7,28-29)

Na visão neotestamentária do assunto vemos que jamais houve uma rejeição dessas imagens, o próprio “Jesus passeava no TEMPLO, no pórtico de SALOMÃO."( João 10,23) e os Apóstolos usavam esse local repleto de imagens para fazeres sua reunião. At 5,12" (...) Reuniam-se eles todos unânimes no PÓRTICO DE SALOMÃO”

O templo teria sido pilhado várias vezes e teria sido totalmente destruído por Nabucodonosor II da Babilónia, em 586 a.C., após dois anos de cerco a Jerusalém. Os seus tesouros teriam sidos levados para a Babilónia e tinha assim início o período que se convencionou chamar de Exílio Babilônico ou Cativeiro em Babilónia na história judaica.

Décadas mais tarde, em 516 a.C., após o regresso de mais de 40.000 judeus da Cativeiro Babilónico foi iniciada a construção no mesmo local do Segundo Templo. À época de Jesus, o reiHerodes, o Grande, querendo agradar os judeus reconstruiu o templo, que foi destruído pelo general Tito em 70 EC, pelos romanos, no seguimento da Grande Revolta Judaica.

Hoje o que resta, erguido, do Templo de Herodes é o Muro das Lamentações, usado por judeus ortodoxos como lugar de oração.

2- As imagens de ídolos proibidas no Antigo Testamento não existem mais na era messiânica
Is 2,18” e TODOS os ÍDOLOS desaparecerão totalmente”

Zacarias especifica que justamente na era messiânica eles não serão mais lembrados. Zc 13,2'“E acontecerá naquele dia — oráculo de Iahweh dos Exércitos —, que EU EXTERMINAREI DA TERRA OS NOMES DOS ÍDOLOS: eles não serão mais lembrados (...)”.

O profeta se refere a era pós redenção Zc 13,1’ Naquele dia haverá uma fonte aberta para a casa de Davi, e para os habitantes de Jerusalém, para purificação do pecado e da imundícia”.
Esses são os ídolos esculpidos que Deus proibiu no mandamento de Êxodo 20,3-4, são especificamente os deuses do Egito.

A- “EM CIMA NOS CÉUS". (Ex 20, 4): RÁ (ou Rê), Í BIS, HÓRUS, TOTH

B- “EMBAIXO NA TERRA” (Êxodo 20, 4): ANÚBIS, ÁPIS, KHEPRA, BABUINO, APÓFIS, BASTET, GEB

C- “…OU NAS ÁGUAS DEBAIXO DA TERRA.”. (Êxodo 20, 4): SEBEK, TUÉRIS, (Taueret) .

Mesmo se tal mandamento se referisse a imagens de santos o que é impossível pois os santos Católicos nem existiam nessa época. Alguns mandamentos da Antiga Aliança não vigoram mais no novo testamento, os mandamentos da antiga lei foram DESFEITOS E APERFEIÇOADOS POR CRISTO.

Ef 2,15"Na sua carne DESFEZ a inimizade, isto é, a lei dos MANDAMENTOS"

Na Vulgata esta o termo “lei dos mandamentos “legem mandatorum”,como também nos manuscritos gregos antigos CODEX SINAITICUS” essa o mesmo termo “τον νομο των εντολων” que se pronuncia “ton nomo to̱n entolo̱n”.

Ao ensinar os mandamentos ao jovem rico Jesus não citou esse mandamento nem o da guarda do sábado.

Mt 19,16. “Um jovem aproximou-se de Jesus e lhe perguntou: Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna? Disse-lhe Jesus: 17.Por que me perguntas a respeito do que se deve fazer de bom? Só Deus é bom. Se queres entrar na vida, observa OS MANDAMENTOS. 18.QUAIS?, perguntou ele. Jesus respondeu: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho, 19.honra teu pai e tua mãe, amarás teu próximo como a ti mesmo”.

Deus manda fazer imagens de Querubins: Ex 25,17-22 (37,6-9), de animais: Nm 21,8-9 de plantas Ex 25,31.Ou seja imagens do que há em cima nos céus e em baixo na terra!


Paulo Leitão de Gregorio

Nenhum comentário:

Postar um comentário