quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Sobre o desrespeito ao sentimento religioso e as formas de responder as ofensas.


As tristezas, as dores, os acontecimentos horríveis, repletos de sofrimento, odio, nascidos da incompreensao e da naturalização da maldade são partes integrantes do mundo.

É assim desde a Queda, quando o homem fez decair a sua natureza e com ela toda a realidade do mundo.

Nesses dias as pessoas estão mobilizadas sobre um desses eventos proprios de um  mundo decaido : O assasssinato de um grupo de cartunistas na França.

Neste momento alguns assassinatos devem estar a acontecer em cada país, realizados pelos motivos mais banais. Vidas são ceifadas como se nada fossem. É assim a cada dia.

Pessoas portanto tiram, voluntariamente,  a vida de outras em todos os lugares, pelos motivos mais variados.

Um desses motivos pode ser ter o senso de dignidade ferido.

Ou seja, pessoas cometem assassinatos não apenas para tomar o dinheiro de um outro, para abusar sexualmente de um outro, mas tambem porque se sentiu  ofendido por uma outra pessoa, viu sua dignidade ser vilipendiada.

As pessoas podem ser ofendidas de muitas maneiras, e nesses dias de coroamento do dito "politicamente correto", nós sabemos que muitas são as coisas que são consideradas tão gravemente onfensivas, que tais ofensas são caracterizadas como crime.

Surge então a  caracterização "crime de ódio". 

Por alguma razão, a ofensa aos simbolos religiosos, ao sentimento do sagrado, parece livre desta caracterização.

Neste caso, o direito de ofender a quem tem na religião a sua identidade, é aparentemente garantido pelo direito de livre expressão de opinião.

Portanto, se um individuo por exemplo, não crê que a Santissima Mãe de Deus e Sempre Virgem Maria é "mãe de Deus e sempre virgem", ele não apenas tem o direito  de expressar esta sua opinião, como tem tambem o direito de escarnecer desta fé das maneiras mais variadas,  não importando o quão doloroso possa ser para aqueles que creem.

Aqui percebemos que não ha realmente o exercicio da liberdade de se discordar da crença , que ficaria caracterizado pela simples expressão de uma convicção contraria ao dogma religioso. Não. Aqui temos a defesa do direito de ridicularização da crença de um outro, em virtude de ser uma crença religiosa.

No entanto, a mesma sociedade que concebe tal convenção, investe pesadamente na conscientização de todos a respeito dos males do bullyng...E aqui temos elevados a crimes de odio a piada sobre o gordo, sobre o negro, sobre o branco, sobre o pobre, sobre a mulher, sobre o velho, sobre o homossexual. sobre o canhoto, sobre o destro...Enfim, sobre quase tudo, MENOS a respeito da religião.

Ou seja : Voce não pode fazer uma "brincadeira" que torne entristecido um gordo por ele ser gordo, mas voce tem todo o direito de humilhar, até o limite que a sua imaginação permita, uma pessoa que cultive alguma fé religiosa, por ela ser religiosa.

Mas veja bem : Não brinque com algo relativo a cor da  pele de um outro, ou relativo a maneira como um outro  se excita sexualmente. Mas voce está livre para brincar com tudo aquilo que diga respeito a  fé de um outro.

Obviamente que aqui temos uma distorção. E claro, deve haver uma reação por parte daqueles que sendo pessoas religiosas (aquelas que tem em sua fé a sua maior marca identitaria) .

Como então as pessoas que tem uma religiosidade como a marca de sua identidade devem buscar reagir as ofensas a sua identidade religiosa ?

Aqui me dou o direito de considerar esta questão como um cristão ortodoxo, como um clerigo da Igreja. Então estou falando da maneira como um cristão deve reagir.

1- Ele não deve de maneira alguma consumir lixo : Se voce assiste a um determinado filme, seriado, desenho animado, programa jornalistico ou humoristico, e ele escarnece de sua fé, deixe de o assistir. Não apoie com sua audiencia.

2 - Não divugue o lixo com o fim de o combater : Se voce viu um desenho, um filminho, que trata de ridicularizar a fé, não o divulgue aos 4 cantos do mundo com o fito de o criticar. Voce só está fazendo mais publicidade da ofensa, e muitos que nem mesmo saberiam da peça agora vão a conhecer.

3 - Fazer uso da lei vigente com todos os meios que ela permite : Processo por ofensa, professo por crime de odio, processo por desrespeito as crenças religiosas. Processo para se tirar dinheiro, até o ultimo centavo, de todo aquele que faz do escárnio a fé, um meio de ganhar dinheiro.

4 - Pedir a Deus com fé, que tenha misericordia daqueles que O odeiam e O desprezam. Em nossas orações da manha e da noite ha menção a estas preces. Nós podemos lembrar de Nosso Senhor na Cruz, que pedia ao Deus Pai por aqueles que O crucificaram.
Se temos uma fé para ser defendida, devemos buscar viver esta fé, de verdade.

Por fim, ha que se considerar as circunstancias que um cristão pode tirar a vida de um outro homem :

1- Na legitima defesa de sua vida .
2 - Na defesa da vida de um outro .

Temos esses 2 casos. Nos dois temos uma tragedia, uma ação muito dolorosa, que so podemos realizar acreditando que agimos atentando para um mal menor, mais ainda assim um mal.

Não, nós não podemos matar alguem porque este alguem escarneceu de nossa fé.

Que Deus permita essas considerações sejam uteis a alguem.

No amor de Cristo,


Diácono Marcelo
______________________________
Fonte: O Cetro Real

Nenhum comentário:

Postar um comentário