domingo, 25 de janeiro de 2015

Papa no Angelus: "Que coisa feia que os cristãos estejam divididos! O diabo é aquele que sempre divide".


ANGELUS
Praça São Pedro – Vaticano
Domingo, 25 de janeiro de 2015
  
Queridos irmãos e irmãs, bom dia,

Evangelho de hoje apresenta o início da pregação de Jesus na Galiléia. São Marcos sublinha que Jesus começou a pregar: "depois que João [Batista] foi preso" (1,14). Precisamente quando a voz profética do Batizador, que anunciava a vinda do Reino de Deus, é silenciada por Herodes, Jesus começa a percorrer as estradas da sua terra para levar a todos, especialmente aos pobres, ‘o Evangelho de Deus’(ibid.). O anúncio de Jesus é semelhante ao de João, com a diferença substancial que Jesus não indica outro que deve vir: Jesus é o próprio cumprimento das promessas; Ele é a "boa notícia" a acreditar, a acolher e comunicar aos homens e às mulheres de todos os tempos, para que também eles confiem a Ele a sua existência. Jesus Cristo em pessoa é a Palavra viva e eficaz na história: quem o ouve e segue entra no Reino de Deus.

Jesus é o cumprimento das promessas divinas, porque é Aquele que dá ao homem o Espírito Santo, a "água viva" que sacia o nosso coração inquieto, sedento de vida, de amor, de liberdade, de paz: sedento de Deus. Quantas vezes sentimos o nosso coração com sede! Ele mesmo se revelou à mulher samaritana, encontrada no poço de Jacó, para quem disse: "Dá-me de beber" (João 4,7). Precisamente estas palavras de Cristo, dirigidas à samaritana, foram o tema da anual Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que termina hoje.

Hoje à noite, com os fiéis da diocese de Roma e representantes das diversas Igrejas e Comunidades eclesiais, nos reuniremos na Basílica de São Paulo Fora dos Muros para rezar intensamente ao Senhor para que fortaleça o nosso compromisso com a plena unidade de todos os cristãos. Que coisa feia que os cristãos estejam divididos! Jesus nos quer unidos: um só corpo. Nossos pecados, nossa história, nos dividiram, e por isso temos de rezar muito, para que o Espírito Santo nos uma novamente.

Deus tornando-se homem, fez sua a nossa sede, não só de água material, mas, sobretudo, a sede de uma vida plena, livre da escravidão do mal e da morte. Ao mesmo tempo, com a sua encarnação Deus colocou a sua sede - porque Deus também tem sede - no coração de um homem: Jesus de Nazaré. Deus tem sede de nós, do nosso coração, do nosso amor, e colocou essa sede no coração de Jesus. Assim, no coração de Cristo se encontram a sede humana e a sede divina. E o desejo de unidade dos seus discípulos pertence a esta sede. Encontramos isso frequentemente na oração ao Pai antes da Paixão: "Para que todos sejam um" (Jo 17,21). O que queria Jesus: a unidade de todos! O diabo – nós sabemos - é o pai das divisões, é aquele que sempre divide, que sempre faz guerra, faz muito mal.

Que esta sede de Jesus torne-se cada vez mais, a nossa sede! Continuemos, portanto, a rezar e a nos comprometer pela plena unidade dos discípulos de Cristo, na certeza de que Ele mesmo está ao nosso lado e nos sustenta com a força do seu Espírito, para que tal objetivo se aproxime. E confiamos esta nossa oração à materna intercessão da Virgem Maria, Mãe de Cristo e Mãe da Igreja.

(Depois do Angelus)

Apelo pela paz na Ucrânia

Sigo com profunda preocupação a escalada dos combates no leste da Ucrânia, que continuam a causar numerosas vítimas entre a população civil. Enquanto asseguro as minhas orações por todos os que sofrem, renovo meu premente apelo para que sejam retomadas as tentativas de diálogo e se coloque fim a todas as hostilidades.

Agora vamos continuar com companhia [aproximam-se do Papa duas crianças da ACR]

Queridos irmãos e irmãs,

Hoje celebramos o Dia Mundial da Hanseníase. Quero expressar a minha proximidade a todas as pessoas que sofrem desta doença, como também a todos aqueles que se ocupam deles, e àqueles que lutam para remover as causas da doença, ou seja, as condições de vida indignas do homem. Renovemos nosso compromisso de solidariedade a estes irmãos e irmãs!

Saúdo com afeto a todos vós, queridos peregrinos de várias paróquias da Itália e de outros países, bem como associações e grupos escolares.

Em particular, saúdo a comunidade filipina em Roma. Caríssimos, o povo filipino é maravilhoso, por sua fé forte e alegre. O Senhor sustente sempre também a vocês que vivem longe da pátria. Muito obrigado pelo seu testemunho! E obrigado por tudo de bom que fizeram por nós, porque semearam a fé em nós, deram um belo testemunho de fé. Muito obrigado!

Saúdo os estudantes de Cuenca, Villafranca de los Barros e Badajoz (Espanha), grupos paroquiais das Ilhas Baleares e as jovens do Panamá. Saúdo os fiéis de Catania, Diamante, e Delianuova e Crespano del Grappa.

Dirijo-me agora aos meninos e meninas da Associação Católica de Roma. Caros jovens, este ano, acompanhados pelo Cardeal Vigário e Mons. Mansueto [Bianchi], vocês estão aqui em grande número na conclusão da "Caravana da Paz". Eu agradeço e incentivo a continuar com alegria o caminho cristão, levando a todos a paz de Jesus. Agora, ouçamos a mensagem que os seus amigos lerão, aqui ao meu lado.

[leitura da mensagem]

Obrigado jovens! Desejo a todos um bom domingo e bom almoço. E, por favor, por favor não se esqueçam de rezar por mim. Adeus!
________________________________ 
Fonte: Rádio Vaticano

Disponível em: ZENIT

Nenhum comentário:

Postar um comentário