quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Ortodoxos sérvios: respeitar os sentimentos religiosos de todos

O porta-voz da Igreja Ortodoxa Sérvia, o bispo Irineu de Bačka, condenou o "crime hediondo" de Paris. "Junto com todo o povo ortodoxo sérvio, expressamos nossas condolências às famílias das vítimas e elevamos nossas orações pelo descanso da alma dos defuntos”, observou.

"Ao mesmo tempo, vemos que alguns dos nossos meios de comunicação eletrônicos e escritos publicaram representações em forma de caricatura do profeta islâmico Maomé, independentemente do fato de que este método fere de forma grotesca os sentimentos religiosos e as convicções dos nossos cidadãos de religião islâmica e que (tanto involuntariamente quanto por ignorância elementar, isso não tira as suas responsabilidades) incentivam a intolerância, dada a inimizade aberta aos muçulmanos", disse o bispo Irineu em um comunicado publicado por L'Osservatore Romano. 

"A paródia de figuras históricas que moldaram a identidade religiosa de centenas de milhões de nossos contemporâneos --adverte-- está fora dos limites da lei que garante a liberdade de expressão e é absolutamente inaceitável".

"Apelamos aos funcionários de nossa mídia para que cessem imediatamente este tipo de violência espiritual e respeitem os sentimentos religiosos de todos os cidadãos", continua.

"Expressamos nossa solidariedade com nossos irmãos muçulmanos e lhes asseguramos que os fiéis da Igreja Ortodoxa Sérvia, cujos sentimentos religiosos também são objeto destes, da mesma forma blasfema, não aprovam em nada tal concepção da liberdade de criação nem tal conceito da sociedade secular", diz.


A tais provocações, conclui a nota assinada pelo bispo Irineu, "nós reagimos com a oração de Cristo: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem””.
__________________________________
ZENIT

Nenhum comentário:

Postar um comentário