sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

A Festa da Alegria das Nações


A Epifania ( manifestação ) cumpre o sentido pleno da Encarnação e do Natal, Jesus oferece a sua salvação a todos os povos. As Nações são convidadas ao ágape da alegria, que celebra o encontro com o Esperado e Desejado por todas as culturas, na busca de verdade e realização das aspirações mais humanas. Na figura emblemática dos sábios de Oriente, estamos todos representados, o ser humano na sua diversidade étnica, cronológica e civilizatória.

Os nomes e os atributos procedentes da iconografia tradicional (elaborada segundo os parâmetros da época, na qual se pensava que o homem mais antigo era o caucásico) dos magos revela isso: Gaspar branco, indo-europeu e ancião representa os povos da Europa, Melquior de estirpe semita de meia idade os povos do Oriente, finalmente, da raça negra, o mais jovem representa o Continente africano (hoje, de acordo aos dados arqueológicos Baltasar seria o ancião).

Os presentes oferecidos a Jesus também tem um significado especial: o ouro representa a realeza do Menino Deus é hoje a caridade com queremos corresponder a Jesus, a mirra simboliza já sua missão redentora de dar a vida por nós, e hoje nossos sacrifícios para agradar o Senhor, finalmente o incenso, a condição divina do Menino recém nascido e hoje a nossa oração feita com todo o coração. 

A Estrela Guia também merece nossa consideração, as vezes associada a um cometa, conjunção de estrelas ou ainda uma estrala cadente, ela tem mais uma importância de sinal e referência teológica, simbolizando a fé ou ao próprio conteúdo da fé, Jesus Cristo como na profecia de Balaão. Mas os sábios de Oriente ilustram de forma exemplar e analógica a caminhada de conversão e o itinerário pessoal e social para chegar ao Salvador.

Consiste na busca para saciar o desejo de amor e transcendência infinitos que está dentro de nós, colocar-se a caminho através dos sinais dos tempos, da criação e da história, confrontá-los com a Palavra de Deus e deixar-se guiar pela luz da fé que acompanha cada pessoa humana e nos atrai levando-nos ao encontro com o Senhor, para adorá-lo e refazer toda a nossa vida, voltando por outro caminho, o caminho da justiça, da caridade fraterna e do compromisso com o Reino e os pobres. Deus seja louvado!


Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário