segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

O Papa Francisco não disse que os cães vão para o céu!


Declaração polêmica atribuída ao papa Francisco sobre a alma dos cachorros irem para o céu repercute em toda web, mas será que ele disse isso mesmo?

A notícia apareceu na internet no dia 11 de dezembro de 2014. De acordo com a manchete, o papa Francisco teria dito a um garoto que todos os cães vão pra o céu!

A frase, que teria sido dita pelo papa no Vaticano para consolar o pobre menino, que havia acabado de perder o seu cãozinho de estimação, e foi publicada em vários sites de notícias no mundo todo, como prestigiado New York Times, o portal da Veja e o jornal Folha de São Paulo, sendo muito bem vista por organizações de defesa aos animais, mas ficou a dúvida no ar: Será que ele disse isso mesmo?

Verdadeiro ou falso?

Apesar da notícia ter sido publicada em vários jornais sérios, como o New York Times, essa história é falsa!



No dia seguinte após a publicação da matéria, o repórter do Times Rick Gladstone fez o que muitos colegas brasileiros não faz: Reconheceu que estava errado e atualizou o seu artigo!

Na correção, o New York Times explica que o papa apenas teria dito:

“A Sagrada Escritura nos ensina que a realização deste projeto maravilhoso
também afeta tudo ao nosso redor.”

O repórter explicou que, diferente do que ele havia informado anteriormente, o papa Francisco não havia dito isso para consolar um garotinho triste pela perda de seu cãozinho. Na verdade, a frase aí de cima foi tirada (e destorcida) de audiência geral do papa no Vaticano!

Gladstone se defendeu, dizendo que havia se baseado num artigo publicado pelo jornal italiano Corriere della Sera, onde o autor apenas sugeriu que Francisco poderia estar dizendo que exista vida após a morte também para os animais.

A gafe (que foi publicada na primeira página da versão impressa do New York Times) foi notada pelo jornal USA Today, que classificou o incidente como uma “lenda urbana” e um “desastre de trem jornalístico”. Segundo o USA, a versão italiana do Huffington Post também caiu no erro, publicando um artigo afirmando que Francisco teria dito: “Vamos ir para o céu com os animais”!

O GetReligion explica por que é mentira essa suposta declaração do papa Francisco sobre a alma dos animais e de outras declarações que teriam sido feitas por seus antecessores sobre o assunto. De acordo com Dawn Eden, frases desse tipo que foram atribuídas a João Paulo II, por exemplo, não possuem nenhuma fonte que as comprove!

Conclusão


O papa Franscisco não disse que os animais vão para o céu! Tudo não passou de um erro jornalistico que fez muitos sites de notícia que vivem do “copia-e-cola” repetissem o boato, sem antes darem uma simples verificada no assunto!
_________________________________
Disponível em: E-farsas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário