sábado, 27 de dezembro de 2014

Curdistão: Natal é declarado dia festivo em solidariedade para com os cristãos


O governo regional do Curdistão iraquiano proclamou este 25 de dezembro como dia festivo para expressar legalmente a solidariedade pública das instituições e de toda a sociedade para com os cristãos, na Festa da Natividade do Senhor.

A agência de notícias Fides publicou o comunicado que concedia a todos os funcionários das instituições públicas da província, incluídas as escolas, um dia de descanso nessa data.

O porta-voz oficial Sven Dzia também publicou no site do governo regional uma mensagem de felicitações “a todos os irmãos cristãos do Curdistão, do Iraque e de todo o mundo”, desejando um ano de paz, segurança e estabilidade.

“A decisão das autoridades do Curdistão iraquiano é uma mostra de atenção aos nossos sofrimentos. Os líderes políticos repetem que farão todo o possível para libertar os povoados e aldeias de quem teve de fugir”, declarou à Fides o sacerdote Paulo Thabit Mekko, que teve de abandonar Mossul depois que a cidade foi conquistada pelos jihadistas do Estado Islâmico. “Nós nos preparamos para o Natal pedindo que Jesus nos traga a paz e a consolação para os nossos corações. A mensagem que o papa Francisco nos enviou faz alguns dias nos comoveu. E esperamos que ele nos mande outras”.

Os sacerdotes caldeus presentes em Erbil, incluídos os que tiveram de fugir de Mossul e da planície de Nínive, tinham se reunido com seus bispos para um dia de retiro espiritual em preparação para o Natal.
_____________________________
ZENIT

Nenhum comentário:

Postar um comentário