terça-feira, 4 de novembro de 2014

Santa Sé aprova as Constituições dos Legionários de Cristo

Venha a nós o Vosso Reino!

Prot. D.G. 882-2014/1
Circular

São Paulo, 1 de novembro de 2014
Solenidade de todos os santos

Aos legionários de Cristo

Muito estimados em Jesus Cristo:

Tenho o privilégio e a imensa alegria de comunicar-lhes que a Santa Sé, através da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, aprovou a nova versão do texto das nossas Constituições, em resposta à petição apresentada pelo Capítulo Geral Extraordinário, celebrado ao inicio deste ano. A carta que nos comunica a aprovação está datada no dia 16 de outubro, memória litúrgica de santa Margarida Maria de Alacoque e aniversário da eleição pontifícia do Santo Padre João Paulo II.

Antes de tudo, os convido a elevar uma fervorosa oração de ação de graças, agradecendo a Deus esta nova manifestação do seu amor à Legião de Cristo e a cada um de seus membros. Agradeçamos também os Pontífices Bento XVI e Francisco, ao Cardeal Velasio De Paolis e os seus conselheiros, pela paterna solicitude com a qual guiaram os passos da nossa congregação nesses anos passados, marcados pela provação, mas também pelo acompanhamento tão próximo da Igreja.

Temos agora em nossas mãos o texto das nossas Constituições que descreve para cada um de nós o modo próprio de viver a vida religiosa na Legião, sendo assim o caminho que nos guia à santidade e à fecundidade apostólica ao serviço da Igreja e dos homens. Como estabelece o último número do texto aprovado, temos que conformar nossa vida com Cristo, regra suprema do religioso, segundo o Evangelho e as Constituições (cf. n. 235).


No dia 8 de janeiro deste ano, na celebração eucarística que dava início ao Capítulo Geral, o Cardeal De Paolis afirmava: «as Constituições que se darão, não serão simplesmente um código de leis, que lhes una só externamente na disciplina. Mas sim um texto que é a expressão de uma vocação comum, de um ideal comum, de uma visão comum e de um caminho de santidade comum. Serão um impulso de um esforço comum dirigido à realização do projeto de Deus sobre a congregação e sobre cada um de vocês, para a glória de Deus e o serviço à Igreja e à mesma Legião. O coração das Constituições é o carisma ou o patrimônio espiritual do instituto».

Precisamente por esta razão, lhes convido cordialmente a conhecer o texto das Constituições, medita-lo e, sobretudo, leva-lo à vida pessoal, comunitária e apostólica com muito amor e generosidade, acolhendo assim o plano de Deus sobre a Legião e cada um de nós. Neste sentido, Dom José Rodríguez Carballo, O.F.M., escreve o seguinte no último parágrafo da carta de aprovação: «Espero vivamente que a observância das Constituições seja para os Legionários de Cristo uma ajuda valiosa na realização do seu compromisso apostólico em fidelidade ao seu carisma».

Além disso, para valorizar melhor este evento da vida da Legião, os convido a lembrar a história deste novo texto das nossas Constituições. O Cardeal De Paolis, na homilia que acabo de citar, nos dizia: «o que o Senhor fez durante este período de preparação deve ser a recordação e a memória à qual estão chamados a voltar para reencontrar a confiança, a serenidade e a esperança».

No documento adjunto a esta carta (cf. anexo 3) encontrarão uma breve memória deste caminho que percorremos juntos, desde o início de 2011, com a participação ativa e generosa de todos os religiosos legionários. Espero que nos ajude a apreciar o dom que agora recebemos e que – se podemos assim dizer – encerra a parte principal desta etapa da nossa história.

Finalmente desejo mencionar que esperamos promulgar em breve as Normas Complementárias (diretório) e o Regulamento das casas de apostolado, para assim completar uma parte importante dos encargos que o governo geral recebeu do recente Capítulo Geral.

Agradeço a Nossa Senhora sua ajuda e maternal companhia ao longo deste caminho, e peço que interceda para que todos os legionários vivamos com fidelidade estas Constituições. Peço-lhes uma lembrança nas suas orações e asseguro as minhas. Despeço-me, afetuosamente em Cristo,


Pe. Eduardo Robles-Gil, LC

__________________________________________ 
c.c.p.: Pe. Gianfranco Ghirlanda, S.I., Assistente Pontifício

Anexos:


_____________________________________________
Fonte: Regnum Christi

Nenhum comentário:

Postar um comentário