segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Participe do concurso para ilustrar o cartaz da Semana Nacional de Oração pela Unidade dos Cristãos 2015


O CONSELHO NACIONAL DE IGREJAS CRISTÃS DO BRASIL lança concurso para escolher o cartaz que ilustrará as peças de divulgação (virtuais e impressas, do CONIC e parceiros) da Semana Nacional de Oração pela Unidade dos Cristãos e Cristãs.

Tema da Semana:
Dá-me um pouco da tua água (Jo 4.7)

1.  O QUE ENVIAR?

Para concorrer, o participante precisa encaminhar:

- Um cartaz, já finalizado, que reflita o tema da Semana.

Obs.: todo material encaminhado deve ter escrito, de forma inequívoca, seja no rodapé, topo ou mesmo centralizado, a seguinte frase: Dá-me um pouco da tua água (Jo 4.7)

2.  EM QUAL FORMATO ENVIAR?

O cartaz poderá conter desenhos, fotografias e artes (pintura, colagem, montagem) e deverá ser encaminhado em formato JPG (exclusivamente), com resolução de 300 DPI (exclusivamente), sendo 3000px de largura e 4000px de altura.

3.  REGRAS SOBRE A PREMIAÇÃO:

A premiação deste Concurso será a divulgação do cartaz nas peças de divulgação (virtuais e/ou impressas, do CONIC e parceiros), com os créditos do(s) autor(es).

Obs.: não haverá premiação em dinheiro. 

4.  DA INSCRIÇÃO:

O título da mensagem de e-mail que encaminhará o material para o Concurso deverá ser preenchido com um pseudônimo.

O cartaz terá de vir acompanhado de:

a)  Nome e endereço do(s) auto(es);
b)  Texto explicando a inspiração para o material encaminhado;
c)  Declaração (vide Anexo 1) cedendo os direitos autorais em benefício do CONSELHO NACIONAL DE IGREJAS CRISTÃS - CONIC;
d)  Autorização para que a equipe técnica do CONIC possa realizar eventuais alterações / ajustes na peça;

5.  DA AUTORIA:

Poderá ser individual ou em grupo

Se a produção do cartaz envolver o uso de imagens ou criação de outra pessoa, será necessário que a utilização esteja devidamente autorizada pelos autores e/ou autoras (vide Anexo 2) e, no caso de imagens de pessoas (fotografia), que estas tenham autorizado a sua veiculação (vide Anexo3).

6.  DO PRAZO:

O prazo para o envio de propostas é 15/12/2014.

7.  DA SELEÇÃO:

A seleção será na sede do CONIC, em Brasília (DF), no dia 12/01/2015, durante reunião específica para a escolha.

8.  ENDEREÇO DE ENVIO:

Todo material deverá ser enviado para o endereço eletrônico conic@conic.org.br, com cópia para comunicacao@conic.org.br. Materiais encaminhados apenas para um dos e-mails acima citados poderão, eventualmente, ficar de fora do Concurso.

9.  MOTIVAÇÃO PARA O TEMA

A Semana Nacional de Oração pela Unidade dos Cristãos e Cristãs é uma das ações mais antigas do CONIC. O tema da Semana de 2015 foi preparado pelo movimento ecumênico brasileiro sob a coordenação do CONIC.

Este será o testemunho do movimento ecumênico brasileiro para o mundo. Compreendemos que a Semana Nacional de Oração é momento privilegiado de encontro e de diálogo. É oportunidade de reconhecimento das riquezas e dos valores que estão presentes no outro, no diferente. O versículo bíblico escolhido para 2015 quer reforçar o convite para que possamos experimentar de outra água e oferecer um pouco também da nossa. Na diversidade, nos enriquecemos.

O Brasil é um país muito grande, diverso e plural. Mas o gesto bíblico de oferecer água a quem chega (Mt 10:42), como forma de acolhida e partilha, é algo que se repete em todas as regiões. Uma água refrescante, o chimarrão, o cafezinho, o tereré, e até mesmo um bom gole de cachaça são marcas de acolhida, diálogo e convivência. “Quem bebe dessa água sempre volta”, diz um provérbio brasileiro, sempre utilizado quando uma pessoa visitante vai embora.

Entende-se que o tema da superação das diversas formas de intolerância deve ser tratado de forma positiva, insistindo-se na pluralidade como algo sonhado por Deus e no diálogo como caminho permanente, como opção de vida, como testemunho.

Inspirada no encontro entre Jesus e a Samaritana, a frase Dá-me um pouco da tua água! leva em consideração o diálogo entre duas pessoas (Jesus e a mulher), entre culturas e religiões diferentes (um judeu e uma samaritana). Trata-se de um encontro no qual uma pessoa necessita da outra, em relação de complementaridade.

A proposta de estudo e meditação do texto durante a Semana de Oração não quer “desconstruir” a divindade de Jesus ou relativizar seu poder salvífico, mas ajudar as pessoas e comunidades a perceber a dimensão dialógica do projeto de Jesus, chamado por nós cristãos e cristãs de Reino de Deus.

Reafirma-se a importância de que a pessoa conheça e compreenda em primeiro lugar sua identidade para que a identidade do outro não seja vista como uma ameaça. Se não se sente ameaçada, terá condições de experimentar a complementaridade: sozinha, uma pessoa ou uma cultura não se basta! Por isso, a imagem “um pouco da tua água”: beber um pouco da água do outro (a) é o primeiro passo para o mergulho em outra forma de ser. Tal mergulho leva ao reconhecimento da pluralidade, no esforço de superação de concepções monoculturais, que tanto mal têm feito à sociedade e às igrejas. A monocultura precisa dar lugar às diversidades.

No texto de Jo 4, o estrangeiro é Jesus, chega cansado e com sede. Ele precisa de ajuda e pede água. A mulher está em sua terra, o poço é de seu povo, de sua tradição. Ela tem o balde e o primeiro acesso à água. Mas a mulher também tem sede. E Jesus não deixa de ser judeu ao beber da água da Samaritana. A Samaritana adere ao projeto de Jesus, mas não deixa de ser quem ela é. Quando se reconhece que existem necessidades recíprocas, a complementaridade pode se dar de forma mais enriquecedora. A frase Dá-me um pouco da tua água! pressupõe, portanto, tanto o pedido de Jesus como o pedido da Samaritana. E nos impulsiona a reconhecer que enquanto pessoas, comunidades, culturas, religiões e etnias, necessitamos uns dos outros, umas das outras. Também temos necessidades recíprocas na relação do ser humano e a natureza. A pluralidade deve ser reconhecida e apresentada como um patrimônio da humanidade e de toda a criação.

O pedido Dá-me um pouco da tua água! também pressupõe uma ação política em busca da vivência de formas de missão. E deve desafiar a mudanças de postura em nossas vidas e assim engajarmos na busca de caminhos de aceitação do diferente na vivência das diversas formas de espiritualidade e expressões religiosas.


Para a realidade brasileira, o tema é importante visto que vivemos um momento de crescimento de fundamentalismos e intolerâncias que ajudam a aumentar os índices de violência, especialmente contra as minorias (jovens negros, homossexuais, pessoas praticantes de cultos de matriz africana, mulheres, grupos indígenas etc.). O Brasil é um país majoritariamente cristão, mas com elevados índices de violência contra a mulher. Cresce no país o número de igrejas e, ao mesmo tempo, cresce a violência de gênero. O tema da água também é importante em função dos megaprojetos (sempre baseados em visões monoculturais) que não levam em conta a diversidade ambiental e promovem a privatização da água.
___________________________________
CONIC

Nenhum comentário:

Postar um comentário