segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Homilia do Papa em sufrágio de bispos e cardeais falecidos


HOMILIA
Missa em sufrágio dos cardeais e bispos
falecidos ao longo do ano de 2014
Basílica Vaticana
Segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Esta celebração, graças à Palavra de Deus, é toda iluminada pela fé na Ressurreição. Uma verdade que se fez em caminho em cansaço no Antigo Testamento, e que emerge de maneira explícita justamente no episódio que escutamos, a coleta pelo sacrifício expiatório em favor dos defuntos (2 Mc 12, 43-46).

Toda a divina Revelação é fruto do diálogo entre Deus e o seu povo, e também a fé na Ressurreição está ligada a este diálogo, que acompanha o caminho do povo de Deus na história. Não admira que um mistério assim tão grande, tão decisivo, tão sobre-humano como aquele da Ressurreição tenha pedido todo o percurso, todo o tempo necessário, até Jesus Cristo. Ele pode dizer: “Eu sou a ressurreição e a vida” (Jo 11, 25), porque Nele este mistério não somente se revela plenamente, mas tem lugar, acontece, torna-se pela primeira vez e definitivamente realidade. O Evangelho que escutamos, que une – segundo a redação de Marcos – o relato da morte de Jesus e aquele do túmulo vazio, representa o ápice de todo aquele caminho: é o acontecimento da Ressurreição, que responde à longa busca do povo de Deus, à busca de cada homem e de toda a humanidade.

Cada um de nós é convidado a entrar neste acontecimento. Somos chamados a estar primeiro diante da cruz de Jesus, como Maria, como as mulheres, como o centurião; a escutar o grito de Jesus e o seu último respiro e, enfim, o silêncio; aquele silêncio que se prolonga por todo o sábado santo. E depois somos chamados a ir ao túmulo, para ver que a grande pedra foi derrubada; para escutar o anúncio: “Ressuscitou, não está aqui” (Mc 16, 6). Ali está a resposta. Ali está o fundamento, a rocha. Não em “discursos persuasivos de sabedoria”, mas na palavra vivente da cruz e da ressurreição de Jesus.

Isto é aquilo que prega o apóstolo Paulo: Jesus Cristo crucificado e ressuscitado. Se Ele não ressuscitou, a nossa fé é vazia e inconsistente. Mas porque Ele ressuscitou, ou melhor, Ele é a Ressurreição, então a nossa fé está cheia de verdade e de vida eterna.

Renovando a tradição, nós hoje oferecemos o sacrifício eucarístico em sufrágio dos nossos irmãos cardeais e bispos falecidos nos últimos doze meses. E a nossa oração se enriquece de sentimentos, de recordações, de gratidão pelo testemunho de pessoas que conhecemos, com quem partilhamos o serviço na Igreja. Muitas de suas faces são presentes a nós; mas todos, cada um desses é olhado pelo Pai com o seu amor misericordioso. E junto ao olhar do Pai celeste está também aquele da Mãe, que intercede por estes seus filhos tão amados. Junto com os fiéis que serviram aqui na terra possam desfrutar da alegria da nova Jerusalém.

Boletim da Santa Sé
Tradução: Jéssica Marçal

Nenhum comentário:

Postar um comentário